/

07 de Fevereiro de 2013 10h35

Cuiabá sediará Seminário Internacional contra trabalho forçado em maio

07/02/2013

Euziany Teodoro - (65) 3645-6054


O I Seminário Internacional de Boas Práticas do Trabalho Decente será realizado em Cuiabá, no mês de maio, de acordo com o secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, José Rodrigues Rocha Junior, que está em Brasília colaborando com a organização do evento.
 

O seminário, coordenado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), envolve países da América do Sul e tem o objetivo de debater as práticas inovadoras adotadas pelas várias instituições que defendem o trabalho decente. O evento terá como eixos principais as práticas no combate ao trabalho escravo e infantil e aos acidentes de trabalho. 

A jornada tem, dentre outras finalidades, a intenção de promover o intercâmbio entre países como Paraguai, Bolívia, Equador e Brasil, onde já existem projetos de boas práticas de combate ao trabalho infantil, por meio de acordos de cooperação firmados com a OIT. 

“A intenção é promover o fortalecimento da Inspeção do Trabalho do Brasil e países vizinhos, através da troca de experiências em áreas de atuação tão importantes e emblemáticas para os países sul-americanos”, diz a presidente do Sinait, Rosângela Rassy. 

Os participantes do seminário também serão levados para conhecer, in loco, as boas práticas desenvolvidas por meio desses projetos que integram a Agenda do Trabalho Decente. 

Participam da organização os dirigentes do Sinait, da Organização Internacional do Trabalho, da Superintendência Regional do Trabalho de Mato Grosso (SRTE/MT), da Secretaria de Assistência Social de Cuiabá e do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). 

A próxima reunião será no dia 20 de fevereiro, na sede da OIT Brasil, em Brasília.