/

01 de Setembro de 2010 18h00

Cuiabá é referência no apoio aos Conselhos de Direitos de Crianças e Adolescentes

01/09/2010

Marcia Caetano-Assessoria/Smasdh

O secretário de Assistência Social, Jader Moraes deu posse a Nelson Santana Magalhães no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, na manhã desta quarta-feira (01-09), durante reunião no auditório da SMASDH. O conselheiro vai atuar no CMDCA da região do Santa Isabel.

“Depois da posse você deve se dirigir à sua unidade e começar ainda hoje a atuação”, disse o secretário para o servidor, que assume a vaga deixada por Eriseu Ribas Trindade.
“A demanda em Cuiabá é grande e nossa administração não tolera a violação dos direitos da criança e do adolescente. É necessário um trabalho ostensivo, de forma ativa, para averiguar e acompanhar todas as denúncias registradas nos conselhos instalados em Cuiabá”, finalizou o secretário.

Estão instalados em Cuiabá seis unidades de Conselhos, o que corresponde quase ao dobro do exigido pela Lei 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente -, que determina que haja, no mínimo, uma unidade a cada 200 mil habitantes. Os conselhos da capital também são equipados com terminais de internet, veículos para verificação de denúncias e, ao contrário de muitos municípios onde o trabalho do conselheiro é voluntário e sem remuneração, em Cuiabá todos os conselheiros recebem salários de R$ 1.500,00.

“Depois de Porto Alegre, Cuiabá tem a segunda escola de conselhos do país, aqui todos os conselheiros são capacitados para exercer o cargo. O trabalho deles deve ser valorizado”, ressaltou Jader Moraes.
Entre aqueles que compareceram para a posse estavam a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Profª.  Edvair Pereira Alves e o coordenador geral dos CMDCA da capital, Davino Arruda.