/

21 de Junho de 2013 11h50

Cuiabá apresenta ao governo federal plano de superação da extrema pobreza

21/06/2013

Ana Assumpção - 3645-6054

Com alinhamento no Plano Brasil Sem Miséria, lançado em 2011, a Prefeitura de Cuiabá apresentou, nesta sexta-feira (21), ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, em Brasília, o Plano Cuiabá Sem Miséria. O documento tem o objetivo de superar a extrema pobreza em Cuiabá e foi elaborado pela Secretaria Municipal de Assistência Social junto com outras secretarias municipais.

O público definido como prioritário foi o dos residentes na Capital que, apesar dos avanços sociais e econômicos, continuam em situação de extrema pobreza. Hoje, em Cuiabá, são mais de 10 mil pessoas que vivem com renda familiar mensal inferior a R$ 70,00 por pessoa.

O Plano contempla ainda o papel fundamental do município, responsável pelo registro das famílias no Cadastro Único, que dá acesso a 18 programas federais, inclusive o Bolsa Família e a Habitação de Interesse Popular. A administração municipal também tem papel de destaque no funcionamento das redes de saúde, educação e assistência social, essenciais para a superação da extrema pobreza.

O Plano Cuiabá Sem Miséria foi entregue pelo secretário municipal de Assistência Social, José Rodrigues Junior, ao secretário extraordinário para Superação da Extrema Pobreza do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tiago Falcão.

"O documento foi elaborado para romper barreiras sociais, políticas, econômicas e culturais que segregam pessoas e regiões. Nosso objetivo é fazer a inclusão social da população que ainda vive em situação de pobreza extrema e vulnerabilidade.", afirmou José Rodrigues.

A primeira-dama de Cuiabá, Virginia Mendes, também participou da orientação geral da construção do Plano.

"Temos uma oportunidade única e histórica de resgatar as pessoas que vivem nessas condições, dando a elas oportunidades e dignidade, ofertando serviços públicos e as incluindo socialmente", destacou.

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome irá analisar a proposta inicial e fazer suas considerações para melhoria o Plano. O Prefeito Mauro Mendes planeja fazer uma visita oficial à ministra Tereza Campello para apresentar o Plano Cuiabá Sem Miséria concluído e convidá-la oficialmente para o lançamento do projeto, em Cuiabá.