Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

27 de Novembro de 2012 10h13

Crianças que integram o Peti participam de formatura de projeto do Exército Brasileiro

27/11/2012

Patricia Neves (65) 3645-6810

Cinquenta crianças atendidas pelo Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil (Peti) em Cuiabá participam na quarta-feira (28.11) da solenidade de formatura do Profesp – Programa Força no Esporte, a partir das 8:00 horas. O Profesp é uma iniciativa do Exército Brasileiro e tem suas atividades executadas na sede do 44º Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMTZ), local onde será realizada a solenidade.

Juscimeire  Vieira da Silva, coordenadora do Peti pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá,  explica  que a parceria com o Exército Brasileiro já  ocorre há quatro anos  e beneficia a 50 crianças (na faixa etária de 7 a 15 anos).

Ela explica que com a parceria, a garotada frequenta a sede do BIMTZ três vezes na semana e usufrui de atendimento odontológico, médico, além de participar de  atividades desportivas  e preventivas com a participação em palestras e passeios.  Nos outros dois dias da semana, a criançada participa das atividades pedagógicas em suas unidades de origem (Ong Flor do Cerrado, Lar Mário Corrêa e no Centro de Referência e Assistência Social Jardim União).

No total, cem crianças participarão da solenidade considerando que o Profesp também atende a crianças do Peti do município de Várzea Grande.


O Peti em Cuiabá

O Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil atende a um total de 2,9 mil crianças em situação de extrema vulnerabilidade social. O serviço é executado pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH), que disponibiliza atendimento em 14 pontos (sendo em 9 Centros de Referência e Assistência Social  e nas ONGs Flor do Cerrado, Mário Corrêa, Domingos Sávio, Coxipó do Ouro e na Legião da Boa Vontade).

Diariamente, no contra turno escolar, são desenvolvidas ações nos eixos pedagógico, cultural e desportivo para crianças e adolescentes, até 15 anos e 11 meses.  Toda criança/adolescente inserida no Peti recebe transferência de renda do Governo Federal no valor máximo de R$ 40. 

Uma das condicionalidades do Peti é a comprovação da frequência em aulas de 85%.