Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

10 de Setembro de 2013 16h40

Crianças atendidas por projetos sociais começam curso de teatro e dança

10/09/2013

Evelyn Ribeiro

As aulas do “Curso Teatro e Dança na Comunidade” começaram nesta terça-feira (10), no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do bairro Tijucal em Cuiabá. As aulas são gratuitas e seguem até o final do ano, cuja temporada será concluída com uma apresentação pública. Participam do projeto crianças e jovens com idade entre 6 a 17 anos, que integram os projetos Siminina, Projovem Pet e do Cadastro Único.  

Os Cursos estão sendo ministrados em parceria com o Conselho Municipal da Infância e Adolescência e grupo de teatro Cena Onze. Nesta unidade, devem ser atendidas 204 crianças e adolescentes já inscritos. As aulas ocorrem todas as terças e quintas-feiras, das 08h às 10h e das 14h às 16h.

A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, visa a proporcionar bem estar, cultura e lazer a crianças em situação de vulnerabilidade social. O curso Teatro e Dança na Comunidade também está sendo realizado às quintas e sextas-feiras, das 08h às 10h e das 14h às 16h, nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do CPA, Planalto e Jardim Araçá. Ao todo, o projeto já possui 700 crianças e adolescentes inscritos.

De acordo com psicopedagoga do projeto Teatro e Dança na Comunidade, Cirlei Fernandes, que acompanhou o primeiro dia do curso na regional Sul, os alunos foram bastante receptivos e ficaram empolgados. “Por meio do teatro e da dança as crianças e adolescentes poderão desenvolver habilidades e talentos, auxiliando na formação cidadã, além do desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo e ampliação do universo informacional e cultural”.

Ainda segundo Cirlei, os interessados podem se inscrever até esta quarta-feira (11) das 8h às 17h, em todos os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). É necessário que o aluno leve documento de identificação (Certidão de Nascimento ou RG) e esteja acompanhado dos pais.

 Além do curso, as crianças e adolescentes recebem apoio pedagógico, participam de atividades lúdicas, culturais, palestras, oficinas e orientação de temas geradores, como saúde, direitos e deveres.