Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

11 de Julho de 2013 18h09

Conferência municipal de Assistência Social elenca propostas para etapa nacional

11/07/2013

Euziany Teodoro


A Prefeitura de Cuiabá e o Conselho Municipal de Assistência Social realizam, nesta quinta e sexta-feira (11 e 12), a IX Conferência Municipal de Assistência Social da cidade, que prepara as propostas e avaliações do setor para a conferência nacional, que ocorre entre os dias 16 e 19 de dezembro, em Brasília.

 

A Secretaria de Assistência Social de Cuiabá realizou quatro miniconferências, entre os dias 05 e 20 de junho, nas quatro regiões da Capital. Com os resultados obtidos através das avaliações de 350 participantes, uma lista de propostas para o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social foi desenvolvida, além de reivindicações dos trabalhadores do setor.

 

“Estamos juntos pelas mesmas metas e desafios. Ninguém faz nada sozinho. É por isso que estamos aqui hoje, para conferir tudo o que já foi feito e, depois, levar o que for prioridade para as conferências estadual e nacional”, explicou o secretário José Rodrigues Rocha Junior.

 

Este ano, o tema da Conferência Nacional de Assistência Social é “A gestão e o financiamento na efetivação do SUAS”. Criado há oito anos no Brasil, o sistema passou a ser apoiado por lei federal há dois anos e, desde então, tem buscado formas de consolidação na criação de políticas públicas para o setor.

 

“É um sistema novo e cheio de desafios a serem cumpridos. Sem uma gestão humanizada e orçamento forte, não fazemos política social. São mais 620 mil trabalhadores da rede privada e 220 mil da rede pública de assistência social. Trabalhando junto, conseguiremos fortalecer o sistema e, consequentemente, os brasileiros”, afirmou a coordenadora geral de regulação do SUAS, Clara Carolina de Sá, que está em Cuiabá participando da etapa municipal.

 

Para a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Cuiabá, Ruth Leite, o mais importante na nona edição da Conferência é atualizar as diretrizes do que já havia sido discutido em anos anteriores. “É a oportunidade para resgatarmos as propostas das edições anteriores, avaliar as novas reivindicações e trabalhar formas de aplicar o que for necessário”, disse.

 

A presidente do Conselho Nacional, Leila Pizzato, concorda. “É o momento de qualificar os serviços e fortalecer o sistema. É uma oportunidade ímpar. As conferências municipais estão debruçadas na análise e reflexão da sua localidade. Das políticas sociais de sua cidade e poderão levar isso ao nível federal”.

 

“Esse é o melhor espaço para conferir o que foi feito e olhar para frente. Para os nossos objetivos e como alcançar nossas metas. É aqui que viemos para falar o que pensamos e como as coisas devem acontecer. Aceitamos o desafio e vamos, juntos, fortalecer as politicas sociais em Cuiabá”, finalizou o secretário José Rodrigues.