Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

18 de Novembro de 2011 11h21

Combate à fome abre dicussões do Congemas

18/11/2011

Sandrine Gahyva- Secom Cuiabá (65) 8445-2866


A erradicação da fome no Brasil foi o ponto central dos debates na abertura da reunião do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social da Região Centro-Oeste (Congemas), na quinta-feira (17-11), em Cuiabá. A solenidade contou com a participação de mais de 300 gestores e técnicos da assistência social do Centro-Oeste, que conferiram a palestra “Conferência Magna, entre o SUAS e o Plano Brasil sem Misérias: ajustando caminhos intersetoriais”, ministrada pela secretária Nacional de Assistência Social do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Denise Colin.

Com o tema “Entre o SUAS e o Plano Brasil Sem Miséria: os Municípios pactuando caminhos intersetoriais”, o Congemas está sendo realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso, e se encerra nesta sexta-feira (18-11).

Presente na abertura do evento o prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, disse ser a realização do Congemas na capital essencial para levar até a eletiva nacional as políticas públicas necessárias, para o enfrentamento da miséria. “ Daqui sairão ações, propostas e soluções para combater o maior desafio do Brasil, a fome”, frisa.

À frente da organização do Congemas, por meio de sua pasta, a secretária Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH), Regina Kaizer, revelou a satisfação de ser a anfitriã deste evento regional. Ela aproveitou para destacar que com a realização do Congemas Centro-Oeste, Cuiabá prova que está no mesmo nível em desenvolvimento de ações de assistência social  que os grandes centros.

“Temos a oportunidade de mostrar nosso desempenho, ações e políticas que o Município desenvolve em prol das pessoas em vunerabilidade e situações de risco. Inclusive, as participações de Cuiabá em projetos sociais de cunho nacional”, elenca Regina.

Parceria

A primeira-dama de Cuiabá, Norma Sueli Galindo, articuladora para Cuiabá sediar o evento, garantiu que a parceria entre governo Municipal e Estadual para a concretização do Congemas foi determinante para alcançar o objetivo maior. “Debater e encontrar caminhos para a erradicação da fome no País. Bem como reunir propostas e demandas de assistência social de Cuiabá e do Estado para serem levadas e discutidas no encontro nacional”.

Norma fez questão de lembrar que Cuiabá desenvolve importantes ações sociais no dia-a-dia, sendo a atenção diária a estas causas, o diferencial do trabalho Municipal. A primeira-dama citou o programa “Valorizando Vidas em Seu Bairro” como uma dessas ações.

Programação

Nesta sexta-feira (18-11) a programação iniciou, às 9h, com o Painel: “Os desafios municipais à gestão descentralizada do SUAS na perspectiva do Plano Brasil Sem Miséria”. Os painelistas foram a secretária Nacional de Assistência Social/MDS, secretária Especial do Plano Brasil Sem Miséria, diretoria do Departamento de Gestão do SUAS/MDS, diretoria do Fundo Nacional de Assistência Social/MDS, especialista na área de Assistência Social da Região e o presidente do Conselho Nacional de Assistência Social da Região.