Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

11 de Abril de 2012 09h01

Centro de Convivência de Idosos Maria Ignês completa 9 anos e é referência em serviços

11/04/2012

Patricia Neves-SMASDH-3645-6810

Frequentado diariamente por cerca de 90 pessoas, o Centro de Convivência para Idosos (CCI) ‘Maria Ignês França Auad’, instalado no bairro CPA III, já se consolidou como uma referência de prestação de serviço à melhor idade na capital e comemora nove anos de implantação no próximo dia 13-10 (sexta-feira). O CCI oferta alimentação, atividades culturais, ocupacionais, físicas, recreativas, além de acompanhamento com equipe multidisciplinar.

Em celebração aos nove anos de serviços prestados, a Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH) realiza um dia com intensas comemorações.  O gerente da unidade, Natalino Alves da Silva, explica que o CCI oferta aulas de hidroginástica, dança de salão, sala de recreação, ginástica para a terceira idade, promove caminhadas e ainda a integração com aulas de artesanatos. A unidade também disponibiliza um espaço destinado à alfabetização e hoje a turma é composta por 15 alunos.

Natalino ainda frisa que os usuários do CCI recebem acompanhamento com um fisioterapeuta e com uma enfermeira. Todas as atividades físicas são orientadas e realizadas por profissionais graduados em Educação Física. O CCI ainda oferta alimentação nos dois períodos de funcionamento (matutino e vespertino).

O aposentado da prestação de serviços públicos, Abimael Flores, de 88 anos, é freqüentador assíduo da unidade. Brincalhão, conta com orgulho que recebeu o apelido de ‘menino de 27 anos’ já que está sempre disposto a atuar nos bailes promovidos todas às quartas-feiras no Centro de Convivência de Idosos. ‘Aqui eu já ganhei até medalha.  Há uns quatro anos conheci essa estrutura e, desde então, nunca falhei’, conta.  Além de presença constante nos bailes, senhor Abimael é fiel freqüentador da sala de recreação. ‘Gosto de jogar sinuca com os colegas’.

“É uma satisfação muito grande perceber os avanços que o espaço possibilita na vida das pessoas”, diz o gerente Natalino. Ele ainda conta que a unidade vem passando por uma série de adequações físicas e a previsão de reestruturação da equipe de trabalho, o que irá possibilitar a ampliação dos serviços. “Não existe restrição alguma para a utilização desse espaço de convivência. Basta querer conhecer”.

Rede de atendimento

No total, a SMASDH disponibiliza à população cuiabana quatro Centros de Convivência de Idosos (CCI: o João Guerreiro (instalado no bairro Altos do Coxipó, Aidê Nascimento (Novo Horizonte) e Padre Firmo Duarte (Dom Aquino). Responsável pela Coordenadoria de Proteção Social Básica da SMASDH, Ariane Baena, cita que no ano passado as quatro unidades realizaram média de sete mil atendimentos. Ela explica que as unidades integram a rede preventiva. ‘Estamos atuando no fortalecimento de vínculos, atuando contra o isolamento desse público, valorizando a identidade de cada um, elevando a autoestima e promovendo a socialização’. Confira a programação de aniversário:

Dia 13-10 (sexta-feira, na sede do CCI Maria Ignês, instalado à Avenida Curió,  nº 250, no CPA III, Setor II)

7h15 -  Recepção aos convidados;

7h30 -  Abertura com missa em ação de graça;

8h30 - Apresentação dos Corais da Igreja Adventista do 7ºDia;

8h45 - Café da manhã;

9h15 - Apresentações com grupos do Programa Siminina;

9h45- Palestra sobre prevenção a doenças pulmonares (com a palestrante Suelen S. Oliveira da Boehringer Ingelheim em parceria com o Laboratório Pfizer);

10h15 – Momento de lazer com músicas dos anos 60, sorteios de brindes e várias brincadeiras;

12h- Almoço;

14h – Início do baile;

15h30 – Lanche com bolo de aniversário;

17h – Encerramento.