Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / VALORIZAÇÃO DO IDOSO

18 de Setembro de 2019 15h00

CCI Padre Firmo é entregue após passar por reforma e idosos terão aulas de informática

18/09/2019

CAROLINA MIRANDA

Vicente Aquino

Arquivo

O prefeito Emanuel Pinheiro e a primeira-dama Márcia Pinheiro entregaram na manhã desta quarta-feira (18), mais uma unidade de atendimento voltada a pessoa idosa após passar por uma ampla reforma na estrutura física e de revitalização.

O Centro de Convivência dos Idosos (CCI) Padre Firmo é a terceira do total de quatro unidades existentes no Município sob a responsabilidade da Secretaria de Assistência Social, a receber melhorias de infraestrutura a fim de oferecer serviços de excelência a população que utiliza dos serviços ofertados pela administração pública.

Após cinco meses de espera, os idosos receberam um local adequado, de qualidade e com segurança para realização das atividades diárias. Por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), o total de investimento da obra foi de R$ 300 mil reais. “Isso é inclusão e igualdade social. Assim posso definir a entrega de mais uma obra, o que demonstra total respeito e admiração a essas pessoas que tanto já contribuíram com nossa cidade. E o trabalho não para. Já está em andamento a reforma do CCI Aidee Pereira, sendo a última unidade a ser reformada e será entregue em breve. Os Centros de Convivência João Guerreiro e Maria Ignês já foram reformados e entregues à população”, disse o prefeito.

“A valorização da pessoa idosa tem sido uma das prioridades da gestão atual. Diante disso, ações pautadas no resgate de vidas a partir da inclusão social do idoso, como essa de hoje, está sendo frequente nessa administração. E vamos continuar trabalhando por vocês”, ressaltou o secretário municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Wilton Coelho.

No ato da entrega, foi assinado um Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Cuiabá e a Universidade de Cuiabá - Unic Barão, onde os acadêmicos do curso de Engenharia da Computação, sob  a responsabilidade do coordenador do curso, Marcos Sena, irão dar aulas de informática básica aos idosos assistidos pelo CCI Padre Firmo. “A alfabetização digital é muito importante. Hoje a tecnologia está cada vez mais presente em nossas vidas. Então esses cursos, em parceria com essa importante Instituição de Ensino, vão proporcionar maior independência a essas pessoas e consequentemente melhoria da qualidade de vida da terceira idade”, declarou a primeira-dama Márcia Pinheiro.

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Cuiabá, Jerônimo Urei parabenizou mais essa importante iniciativa do prefeito e da primeira-dama na captação de recursos junto ao Governo Federal para implantação de mais um serviço oferecido pelos Centros de Convivência, com aulas de computação. Isso demonstra a preocupação dessa atual gestão com a terceira idade. “O nosso muito obrigado. O Conselho só tem a agradecer todo suporte necessário recebido para efetivação de politicas públicas a esse público. Nesse caso, a aquisição de computadores para mais uma ação de inclusão social”, disse.

Foram executados serviços de pintura, troca de telhado, piso, parte elétrica, portas e janelas, melhorias nos banheiros para ter mais acessibilidade, manutenção na piscina, dentre outros reparos necessários para oferecer um atendimento de qualidade à população da terceira idade do Município.

Além da melhoria na estrutura, a unidade também recebeu a revitalização na parte de jardinagem, calçadas e meio-fio, instalação de novos equipamentos para a prática de exercícios e lazer, além da troca de eletrodomésticos da cozinha como fogão e geladeira.  

Dona Aurea Silva, 68 anos traduziu o momento da entrega como felicidade. “Está tudo maravilhoso. Banheiro reformado, piscina, sala de ginástica com equipamentos diferentes, tudo bem arrumadinho. Estou muito feliz, estava contando os dias para que chegasse o momento dessa inauguração. De agora em diante não vou perder nenhuma atividades aqui do CCI”, contou.

Dona Alzira de Souza, 73 anos também disse estar satisfeita com o local todo reformado. Valeu a pena esperar, disse ela que já frequenta a unidade há mais de cinco anos. “Se já era bom, agora vai ficar melhor ainda. Com essa reforma aqui no Centro de Convivência poderemos contar com um espaço bem mais especializado. Estava sentindo muito falta, posi aqui é a minha segunda casa”, reforçou.

Na unidade localizada na região central de Cuiabá, os idosos contam com serviços médicos especialistas em geriatria, odontologia, fisioterapia, hidroginástica, serviços de enfermaria, assistente social, aulas de dança, coral e artesanato. De acordo com levantamento atualizado, o cadastro atual de idosos atendidos na unidade chega a 700 idosos, sendo que a média diária de atendimentos é de 250 pessoas. 

“Implantar uma política pública eficiente em todas as esferas tem sido uns dos desafios da nossa gestão. Desde que assumi a prefeitura, foi firmado um compromisso com os idosos que tanto contribuíram com a nossa cidade e agora chegou a hora de retribuir por todos esses serviços prestados à sociedade”, concluiu o prefeito.