/

08 de Março de 2012 09h24

Casa de Amparo é contemplada com obras literárias

08/03/2012

Patrícia Neves-SMASDH-3645-6810

Parceria realizada entre a prefeitura Municipal de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH), e a Comissão de Direitos das Mulheres da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MT) irá proporcionar às mulheres, que já sofreram violência doméstica, 'novas experiências por intermédio do mundo literário' com chegada de mais obras para o espaço destinado à leitura na Casa de Amparo, às Mulheres Vítimas de Violência. Mais 200 obras, de autoajuda, infantis e literárias, serão distribuídas para unidade.

A solenidade será realizada nesta quinta-feira (08-03), às 16h, e contará com a presença da primeira-dama de Cuiabá, Norma Galindo, uma das defensoras dos direitos e da equidade de gêneros. 

A Casa de Amparo às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica em Cuiabá, mantida pela prefeitura de Cuiabá, já disponibiliza um espaço dedica ao apoio pedagógico, com um acervo de livros didáticos e que agora será fortalecido.

A unidade também já oferta uma videoteca para as mulheres e crianças que necessitam de proteção e são encaminhadas para este espaço. Regina Kaizer, secretária de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá, pontua que parcerias como essa  são fundamentais para o processo de reintegração das mulheres vítimas de qualquer tipo de violência.

 “Ela já rompeu barreiras denunciando o agressor, procurando ajuda. Nada mais justo do que um atendimento digno. A Casa de Amparo oferta esses serviços com muita propriedade”, frisa Regina.

"Fizemos uma campanha em pouco mais de 15 dias e conseguimos uma grande participação. Pretendemos dar continuidade a esse trabalho. Colaboraram vários advogados, cartórios, que entendem o valor do projeto", explica a presidente da Comissão de Direitos da Mulher da OAB, Ana Lúcia Ricarte.

Atendimentos

Atendimento social, psicológico, acompanhamento jurídico, transporte são serviços disponibilizados as mulheres protegidas e aos seus filhos, que permanecem - em média - por três meses na unidade. Elas só deixam a Casa depois que encontram um lugar adequado para que possam se instalar distante da figura agressora.

A Casa de Amparo, fundada em agosto de 2002, é uma referência para o Estado de Mato Grosso. Ela disponibiliza 45 leitos para abrigamento e ao longo de sua existência já realizou atendimentos a 2.405 pessoas (deste total 976 mulheres e 1.429 crianças).