Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

27 de Maio de 2011 14h44

Cardápio típico é atração às sextas-feiras no Restaurante Popular

27/05/2011

Márcia Caetano/SMASDH

Cerca de 1500 pessoas almoçaram nesta sexta feira (27-05), no Restaurante Popular,  localizado na Rua Barão de Melgaço – Centro, atraídos por um cardápio elaborado com menu típico da cozinha regional cuiabana. Farofa de banana, carne com mandioca, opção de guarnições, suco e sobremesa encheram os bandejões dos clientes, a maioria composta por trabalhadores da região central de Cuiabá, que atua em lojas, departamentos e serviços públicos. Devido ao preço econômico, R$1,50, e a qualidade da refeição, o restaurante é um dos preferidos na região.

O Restaurante Popular serve em média 1150 refeições diárias, de segunda a sexta feira, oferecendo um cardápio que inclui arroz e feijão, uma variedade de carne, uma guarnição e saladas, tudo cuidadosamente elaborado por nutricionistas.

A introdução de um almoço com opções de menu típico regional foi o resultado de um acordo firmado entre a empresa terceirizada que produz as refeições e a Secretaria Municipal de Assistência Social, subsidiária do Projeto de Segurança Alimentar da capital. 

A introdução do prato típico como opção obrigatória, pelo menos uma vez ao mês, foi uma forma encontrada pelos técnicos da SMASDH para que trabalhadores oriundos de outras partes do país pudessem conhecer e apreciar as iguarias regionais, assim como tem sido feito em varias cidades brasileiras onde a comida típica faz parte da atração turística. A intenção é ampliar o projeto até a Copa de 2014, período em que as variedades típicas poderão estar mais amiúde no prato dos usuários.