Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

02 de Maio de 2012 14h50

Campanha quer despertar sociedade para combate ao abuso e exploração sexual

02/05/2012

Patrícia Neves - (65) 3645-6810


A Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá irá desencadear, no período de 14 a 18 de maio, uma grande campanha de enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, por meio do projeto “Faça Bonito”.  Todo o trabalho vem sendo organizado pela equipe da Coordenadoria de Proteção Social Especial.  Inúmeras entidades se uniram para a divulgação da campanha que acontece em alusão a data de 18 de maio, estabelecido como Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A ideia, de acordo com o Edilson Proença, responsável pela coordenadoria de Proteção Social Especial, é envolver a sociedade para discussão quanto a questão. A semana contará com diversas atividades que englobam a solenidade de lançamento, que será realizada na data de 17 de maio.

Também estão previstas apresentações teatrais, vídeos enfocando medidas preventivas, atividades recreativas, panfletagens, um mutirão de serviços e de orientação, além da promoção de atividades culturais em unidades escolares e na praça Alencastro.  Práticas educativas estão programadas para serem realizadas nas escolas municipais Tereza Lobo e Francisval de Brito.

Crianças e adolescentes assistidos pelos projetos sociais Siminina, Projovem e Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) irão realizar apresentações para o público.

Simultaneamente a todas essas atividades, a SMASDH também irá ofertar oficinas de teatro e transformação visual as pessoas atendidas no Albergue Municipal Manoel Miraglia, Missão Atalaia de Jesus, CREAS Centro e Norte e Casa da Retaguarda.

“Não podemos fechar os olhos para esse problema. A equipe da Coordenadoria está mobilizada, juntamente com outras equipes e parceiros da ação, para chamar a atenção da sociedade”, explica Carla Brito, gerente da Média Complexidade da SMASDH.

São parceiros das atividades o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes de Cuiabá, Secretaria Municipal de Educação, Conselhos Tutelares, Associação Beneficente e Educacional Paulo Antônio do Pedregal, Rede Cidadã, Polícia Rodoviária Federal, Poder Judiciário, Defensoria Pública, Ministério Público Estadual, Conselho Regional de Psicologia e Sesc.