Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

12 de Junho de 2013 15h47

Campanha de combate ao trabalho infantil cobra implantação de políticas públicas

12/06/2013

Euziany Teodoro - (65) 3645-6054


O Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, comemorado hoje (12) em evento com 500 crianças no Parque Mãe Bonifácia, buscou cobrar, dos órgãos responsáveis, a criação de políticas públicas para que crianças e adolescentes possam ter acesso à educação, saúde e uma infância em família.

 

Em Cuiabá, programas como o Siminina, Peti e “Me Encontrei”, buscam retirar crianças exploradas pela mão de obra barata, e as levam a oficinas recreativas, educação e qualificação profissional para os que têm mais de 14 anos de idade e podem participar do projeto “Jovem Aprendiz”.

 

“Ainda há muito que fazer. Temos bons projetos, mas que precisam ser ampliados. Precisamos de políticas públicas como apoio à família, implantação de mais escolas de período integral ou programas no contra turno escolar, para que a educação e a recreação possam andar juntas”, avaliou o secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá, José Rodrigues Rocha Junior.

 

De acordo com a procuradora do Ministério Público do Trabalho, Marcela Monteiro Dória, o Dia de Combate ao Trabalho Infantil é um dia de sonhos. “É um dia de sonhar que podemos sim atravessar os obstáculos e erradicar o trabalho infantil. Sonhar que nossas crianças tenham um futuro em vista e que apenas coisas boas façam parte da infância”, disse.

 

As crianças presentes, de escolas municipais e estaduais de Cuiabá e Várzea Grande, fizeram apresentações de dança e música e foram premiados os vencedores de um concurso de redação com o tema.

 

O jovem L.D., de 14 anos, trabalhava irregularmente e hoje já se prepara para o mundo do trabalho através do programa “Me Encontrei”. “Eu trabalhava em uma carvoaria para ajudar minha mãe e meus irmãos. Hoje minha vida melhorou muito. Além de poder estudar, também faço curso para manutenção de computadores. Logo quero começar a trabalhar como jovem aprendiz”, comemorou.