Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

06 de Junho de 2012 10h43

Caminhada vai mobilizar população cuiabana contra o trabalho infantil

06/06/2012

Patrícia Neves (65) 3645-6810


Mais de 600 crianças e adolescentes atendidas pelos projetos sociais Siminina, Peti e Projovem, irão participar de uma grande caminhada em protesto ao trabalho infantil. O evento será realizado na próxima terça-feira, dia 12 de junho. A partir das 7h30 terá início a concentração no estacionamento da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para uma grande caminhada que será encerrada no ginásio de esportes da instituição. A caminhada tem como objetivo promover a mobilização da sociedade e proporcionar a reflexão sobre a temática.

 

Na sequência, às 9h, será realizada cerimônia de abertura do evento no ginásio de esportes. Logo depois, monitores do Programa Peti realizarão a grafitagem de oito painéis com o ‘marco legal’ contra a exploração de mão de obra infantil. Os painéis serão entregues a personalidades envolvidas na erradicação do trabalho infantil.

 

O encerramento da programação será realizado com apresentações culturais das crianças e jovens atendidos pelos programas Siminina, Projovem e do Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil (Peti) de Cuiabá.  A mobilização contará também com a participação de crianças e jovens atendidos pelo Peti nas cidades de Várzea Grande e Poconé.

 

Mais sobre o Peti

 

Em Cuiabá, o Peti garante o atendimento no contraturno escolar a cerca de 2,9 mil crianças e jovens até 15 anos e 11 meses, com oferta de atividades no eixo cultural e práticas desportivas. A estratégia articula Peti compõe o Sistema Único de Assistência Social (Suas) e tem três eixos básicos: transferência direta de renda a famílias com crianças ou adolescentes em situação de trabalho, serviços de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças/adolescentes e acompanhamento familiar através dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).


Parcerias

 

As atividades para o dia 12 de junho são promovidas em conjunto pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH), Superintendência Regional do Trabalho (SRTE), Fórum de Prevenção e Erradicação ao Trabalho Infantil (Fepet), Organização Internacional do Trabalho, Prefeitura de Várzea Grande, Prefeitura de Poconé, Ministério Público do Trabalho, dentre outros.