Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

07 de Janeiro de 2013 09h30

Busca Ativa é estratégia para erradicar pobreza em Cuiabá

07/01/2013

Patrícia Neves - (65) 3645-6831


Com foco no combate à extrema pobreza, a Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá mantêm equipes específicas para a realização do serviço de Busca Ativa. Na prática é a realização de visitas domiciliares como parte de uma estratégia para alcançar aquelas famílias que ainda não foram inseridas em programas de transferências de renda ou que estejam há mais de dois anos sem a atualização dos dados.
 

Nos últimos oito anos, o número de famílias cadastradas no Programa Bolsa Família cresceu em 28%, saltando de 18.654 (em 2005) para 24.039 (até dezembro de 2012) na capital de Mato Grosso. O Serviço de Busca Ativa é uma das estratégias para a redução da extrema pobreza empregada pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano. 

Conforme a coordenadora do Programa Bolsa Família em Cuiabá, Claudete Orso, o trabalho é desenvolvido seguindo as listagens encaminhadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, no que tange as famílias que necessitam de averiguação ou para  atualização de dados. 

O trabalho, explica a coordenadora, é delimitado conforme as  áreas de abrangências dos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS). Apesar das equipes áreas previamente delimitadas, muitas famílias terminam não sendo cadastradas. 

Ainda segundo Claudete, em 2012, um total de 396 famílias cadastradas necessitavam atualizar os dados para que não tivessem os valores de transferência bloqueados a partir de janeiro. No entanto, ela explica que até o dia 18 de março de 2013, o MDS ainda possibilitará que essa atualização seja realizada. Após esse período o benefício será cancelado. 

Para atualização dos dados é necessário que o responsável pela família compareça à sede do Programa, instalado à rua 13 de Junho, n°1.660, Porto, munido de Carteira de Trabalho, documentos pessoais de todos os moradores da residência e comprovante de frequência escolar dos filhos menores de 18 anos. 

Mais informações podem ser obtidas na sede do Bolsa Família em Cuiabá, através do telefone (65) 3616-6628.