Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / ATIVIDADE

23 de Fevereiro de 2020 08h06

Bailinho de carnaval do Siminina fomenta resgate da cultura

23/02/2020

JULIA MILHOMEM BATISTA

Vicente Aquino

Arquivo

Ao som de marchinhas e usando máscaras no rosto, cerca de quarenta meninas do Programa Siminina,em Cuiabá, participaram de um bailinho de carnaval na unidade do Três Barras, na manhã de sexta-feira (22). O que não faltou foi dança, cantoria e animação. Durante a atividade, as meninas ainda pesquisaram sobre o periodo em uma atividade de fomento à cultura.

De acordo com a monitora da unidade, Viviane Rubia Moraes Belo, a  atividade foi minuciosamente preparada e para estimular a criatividade da garotada, elas participaram da confecção de oficinas das máscaras que usaram durante o evento de integração. A monitora explica ainda que a atividade ainda possibilitou que realizassem uma pesquisa sobre as marchinas de carnaval.

A coordenadora do programa Siminina, Dalma Beatriz Monteiro, todas as 16 unidades desenvolveram atividades voltadas para o carnaval tradicional. Ela destaca a importância de mostrar para essas crianças sobre a história do carnaval e reviver os bailinhos que aconteciam antigamente. “Queremos mostrar para essas crianças o verdadeiro pular carnaval que acontecia nos bailes antigamente, com muita serpentina, confetes, fantasias, ao som de marchinhas. Isso é resgatar nossa cultura”, ressalta.

Segundo a cantora e coralista Regina Rangel, que fez a animação cantando diversas músicas, a intenção é resgatar a cultura e apresentar para essas crianças o verdadeiro sentido do carnaval. “Estou aqui cantando marchinhas, um estilo de música que elas não conhecem. Nosso propósito é apresentar para essas crianças como eram realizados os bailes de antigamente”, finaliza.

Siminina

Atualmente, o projeto está presente em 16 polos da capital. Nele, as meninas participam de atividades educacionais e entretenimento, workshops voltados para o mercado de trabalho, e recebem atendimento médico e psicológico.