/

11 de Maio de 2011 15h18

Assistência social realiza curso para operadores do Bolsa Família

11/05/2011

Márcia Caetano/Assistência Social

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano - SMASDH desenvolveu nas primeiras semanas de maio um curso de capacitação para entrevistadores do Cadastro para Programas Sociais do Governo Federal -CadÚnico,  operado pelos municípios.   

O curso apresenta o novo formulário do Cadastro Único implantado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, que entra em operação em Cuiabá dia 16 de maio, substituindo em definitivo o modelo de cadastramento adotado atualmente.

Entre as habilidades repassadas aos participantes estão as técnicas para preenchimento dos modelos de formulários que pretendem evitar erros, tornar mais célere a transmissão de dados e mais eficiente o controle de informações como o acompanhamento da frequência escolar e registros de saúde dos beneficiários, permitindo um maior conhecimento sobre as condições socioeconômicas das famílias atendidas.

O formulário também prioriza as comunidades indígenas, remanescestes de quilombolas e pessoas em situação de rua, facilitando o acesso aos benefícios dos programas sociais como a transferência de renda no valor de R$70,00 mensais para moradores de rua.

O curso é ministrado pela coordenadora do Programa Bolsa Família em Cuiabá, Claudete Orso, para 52 operadores do CAD em Cuiabá. “As entrevistas são feitas em domicílio ou na sede do programa, localizada na Rua Treze de Junho 1660, Porto, e é muito importante fazer a observação rigorosa na hora de registrar as informações, para evitar prejuízo para as famílias que necessitam deste beneficio. Por isso é importante fazer a capacitação do entrevistador e do operador que vai fazer a conectividade dos dados”, ressaltou a coordenadora Claudete.