Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

10 de Dezembro de 2012 12h32

Aproximadamente 300 pessoas participam de abertura da Olimpíada Integrada da Melhor Idade

10/12/2012

Patrícia Neves/SMASDH - (65) 3645-6810

Cerca de 300 pessoas participaram da solenidade de abertura da Olimpíada Integrada da Melhor Idade, promovida pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá, no ginásio Verdinho, na manhã desta segunda-feira (10-12). Até o próximo dia 13 de dezembro, o público da melhor idade atendido pelos Centros de Convivência mantidos pela Prefeitura de Cuiabá, vivenciaram uma semana diferente, com direito a muitas brincadeiras, práticas desportivas e integração.

“Estamos atuando diretamente na promoção da saúde”, explica o gerente do Centro de Convivência de Idosos, Natalino Silva, um dos organizadores do evento.

Para a presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Cuiabá, Iva Ferreira, a atividade é, sem dúvida alguma, um importante aliado para o combate ao isolamento social. “Defendo que essa ideia seja ampliada a todos os idosos moradores da capital em 2013. A prática dos exercícios, dessa socialização, só pode trazer benefícios ao ser humano”.

Responsável por acender a pira olímpica, que simboliza abertura oficial das atividades, Benedito Pinto da Silva, 75 anos, contou que frequenta o Centro de Convivência de Idosos “Maria Ignês França” três vezes na semana. “Gosto de fazer academia e dos bailes. Todas as atividades que pratico fazem muito bem a minha cabeça, a minha memória. É importante para o público idoso esse atendimento”.

Já para a senhora Neli Setubal, 61, frequentar as atividades no CCI Aidee Pereira, instalado no bairro Novo Horizonte, representa a chance de fazer bons amigos. “Estou lá há quatro anos e vou quase todos os dias. É nesse local que tenho a chance de me exercitar e frequentar atividades como essa aqui”.

A Olimpíada Integrada da Melhor Idade, organizada pela Coordenadoria de Proteção Social Básica da Secretaria de Assistência Social, será realizada de hoje até o dia 13, sempre no período matutino, em razão do clima mais ameno.

Para fortalecer o espírito olímpico da brincadeira todas as equipes dos Centros de Convivência ganharam camisetas e as equipes vencedoras serão premiadas com troféus e medalhas durante a cerimônia de encerramento das atividades.

A Olimpíada Integrada conta com a parceria da Secretaria de Esportes e Lazer de Cuiabá.