Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

28 de Maio de 2013 17h52

Aniversário de Virginia Mendes serve de inspiração para a causa social

28/05/2013

Euziany Teodoro - (65) 3645-6054


A primeira-dama de Cuiabá, Virginia Mendes, comemorou nesta terça-feira (28) seu aniversário em uma comovente festa na companhia de amigos e das crianças da instituição filantrópica São Judas Tadeu, no bairro Osmar Cabral.

 

A instituição oferece creche a crianças de um ano e meio a quatro anos de idade e escola de Ensino Fundamental. Como presente de aniversário, Virginia pediu aos convidados roupas de cama e banho para serem usados na unidade, que atende mais de 400 crianças, algumas em período integral.

 

O coordenador do São Judas Tadeu, César Sirino Batista, emocionou-se ao agradecer a atenção da primeira-dama, que começou há dois meses, durante a primeira edição do programa “Junto com o Cidadão”, no bairro Pedra 90.

 

“Fiquei muito encantada quando visitei essa instituição. Com apoio e companheirismo podemos melhorar qualquer coisa. O objetivo é esse. O melhor presente que eu poderia ganhar de aniversário é o carinho e a segurança que essas crianças estão sentindo hoje”, afirmou Virginia Mendes.

 

Virginia Mendes coordena projetos de assistência social em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá. “A primeira-dama tem nos ensinado muito. Com o jeito simples dela, tem trazido muitas pessoas às nossas causas. Ela é muito sensível e, quando se compromete, cumpre. Temos esse papel de prestar serviços e ela tem sido uma grande líder”, disse o secretário José Rodrigues Rocha Junior.

 

Muitos amigos e companheiros das causas sociais prestigiaram a primeira-dama Virginia Mendes. Entre elas, a primeira-dama de Mato Grosso, Roseli Barbosa. “Parabenizamos pelo aniversário dela, mas especialmente pelo evento de hoje. Juntar a felicidade do aniversário com a solidariedade e chamar a atenção da sociedade para instituições como a São Judas Tadeu é o mais importante”, disse Roseli.

 

A ex-primeira-dama do Estado, Terezinha Maggi, esposa do senador Blairo Maggi, também compareceu. “Virginia Mendes tem um coração enorme. Ajudar as pessoas e doar carinho e atenção, além de coisas materiais, é muito mais que um presente de aniversário, é um dom”, afirmou.

 

Além dos jogos de cama e de banho, o prefeito Mauro Mendes determinou a entrega de uma tonelada de alimentos que foram arrecadados durante o aniversário de Cuiabá. “Essa é uma comemoração simbólica de tudo aquilo que já presenciamos juntos. A Virginia é uma mulher que se doa e está unindo forças para fazer cada vez mais pelas causas em que acredita”, elogiou.

Ao todo a festa organizada por Virginia Mendes conseguiu arrecadar para a entidade 154 toalhas de banho, 133 toalhas de rosto, 76 jogos de lençol completos, 59 lençóis avulsos, 42 fronhas, 8 tapetes para banheiro e 10 edredons. 

 

Abrigo São Judas Tadeu

 

A instituição São Judas Tadeu existe há 28 anos e, devido à falta de estrutura, o abrigo para crianças abandonadas ou em risco social foi fechado há um ano. O atual coordenador, César Batista, cresceu no abrigo e hoje presta serviços voluntários.

 

Ao chegar a Cuiabá, ainda com quatro anos de idade, César e a mãe moraram embaixo da ponte do Rio Cuiabá. Na época, o SOS Criança o resgatou e levou ao Abrigo São Judas Tadeu. “Aprendi todos os valores da minha vida aqui. Educação, religião, família, estudo. O básico para uma criança viver saudável. Esse lar supriu todas as minhas necessidades”, conta César Batista.

 

A primeira-dama Virginia Mendes, assim como o prefeito Mauro Mendes, se sensibilizou com a história da instituição e vão tomar medidas para reerguer o abrigo. “Queremos firmar um convênio para ajudar oficialmente essa instituição. Vamos fazer o cadastro na Secretaria de Assistência Social e repassar uma parcela financeira para que ela possa voltar a oferecer o serviço maravilhoso que ofereciam aqui”, disse o prefeito.

 

Durante a festa, Virginia Mendes fez um convite aos presentes, para que cada um doe um pouco do que tem, ou do seu tempo, para ajudar as pessoas. “Muitas pessoas querem ajudar, mas não sabem onde procurar. Procurem-nos. Nós estamos aqui à disposição e vamos aonde for para ajudar quem precisa”, finalizou.