Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / DIA DAS CRIANÇAS

12 de Outubro de 2017 14h28

Ala infantil do Pronto Socorro ganha festa animada pelas brincadeiras da Galinha Pintadinha

12/10/2017

ALESSANDRA BARBOSA

Gustavo Duarte

Arquivo

A ala infantil do Pronto Socorro de Cuiabá recebeu a visita do grupo Dudinha, Mariana e a Galinha Pintadinha, na tarde de quarta-feira (11), em comemoração ao Dia das Crianças, cuja programação faz parte do “Projeto Criança Feliz”, da Secretaria de Assistência Social, em parceria com a Secretaria de Saúde, e apoio da primeira-dama Márcia Pinheiro.

Foi uma tarde diferente às crianças que se encontram em tratamento no setor de pediatria do Pronto Socorro de Cuiabá. Em meio às brincadeiras e muita diversão, os pequeninos e seus pais puderam esquecer, por alguns momentos, as razões que os levaram até ali. De acordo com o secretário de Assistência Social Wilton Coelho, a ideia de visitar alas infantis de hospitais, partiu de uma conversa em conjunto, com a primeira dama Márcia Pinheiro, servidores da Secretaria, Grupo de Voluntários do Terço e iniciativa privada, aproveitando a vinda da atração infantil a Cuiabá.

“É muito bom estar à frente de uma pasta que pode proporcionar momentos marcantes na vida dessas famílias fragilizadas, diante de situações, muitas vezes inesperadas. Estamos aqui trazendo alegria para essas crianças que estão passando momentos difíceis, isso deixa todos nós muito felizes”, disse o secretário.  

Conforme a superintendente do Pronto Socorro, Zamara Brandão Ribeiro, o hospital conta com uma capacidade de 25 leitos, sendo que 10 são de Unidades de Terapia Intensiva, além de mais cinco novos semi-leitos, e atualmente está com 90% ocupados por crianças vindas de todo o Estado. “É muito bom integrar as ações do município para proporcionar momentos como esses às crianças. Temos aqui casos milagrosos, que com muito carinho e atenção conseguimos reverter o quadro desses pacientes. E hoje tem bolo, pipoca, brincadeiras e muitos sorrisos... Esperamos que, cada vez mais, possamos atender os necessitadas de atendimentos”, completou a superintendente.

A festa, que aconteceu na brinquedoteca do hospital, reuniu a maioria das crianças internadas, familiares, médicos e servidores do setor. Eles compartilharam um delicioso lanche, na expectativa do sorteio de uma bicicleta e mais uma variedade de brinquedos. Arthur Chenet, 8 anos, filho da Katy Chenet, da cidade de Sorriso, está tratamento há oito dias por conta de ter sofrido um acidente com choque elétrico fse mostrou descontraído com as brincadeiras.

“Faz dias que não o vejo tão feliz. Ele vem melhorando a cada dia. Só tenho a agradecer a prefeitura de Cuiabá, porque desde que chegamos estamos sendo muito bem assistidos, por toda equipe do hospital”, ressaltou Katy Chenet.

O grupo Dudinha, Mariana e a Galinha Pintadinha estiveram também na ala infantil da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá, Pronto Socorro e ainda na casa de amparo Casa Cuiabana 1, 2, e 3. Logo mais à noite, às 19h, eles se apresentam, gratuitamente,  na Orla do Porto para todas as crianças de Cuiabá.