/

25 de Novembro de 2011 10h40

Abertura do 8º Festival Siminina é um espetáculo de brilho, arte e talento

25/11/2011

Sandrine Gahyva- Secom Cuiabá: (65) 8445-2866


Diante do aplauso do público, a abertura do 8º Festival Siminina, ontem (24-11) foi um espetáculo de brilho, arte e talento, das 103 meninas que participam da peça “BRAVO” – O Circo Siminina Chegou!. O festival pode ser conferido ainda nesta sexta-feira (25-11), no teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), às 17h. A entrada é gratuita.

Com um público formado de pais, amigos, crianças e adolescentes que integram o programa Siminina, da prefeitura de Cuiabá, o espetáculo contou com um show de dança, música e diversão. O ponto alto do festival foi a apresentação dos integrantes portadores de necessidades especiais (PNE’s).

A primeira-dama de Cuiabá, Norma Sueli Galindo, coordenadora do programa “Valorizando Vidas no Seu Bairro”, fez questão de prestigiar o festival. Ela destacou a importância do Siminina. “O programa aposta no futuro dessas meninas, fazendo a diferença na vida de cada uma delas. Temos que abraçá-lo e divulgá-lo para toda a sociedade e mantê-lo vivo, porque é um programa que ajuda a cuidar da essência dessas jovens”.

À frente da pasta responsável pelo programa, a secretária Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH), Regina Kaizer, frisa os benefícios que o Siminina traz para a sociedade. Além de provar que as ações desenvolvidas pela prefeitura, efetivamente, ajudam a quem precisa. “As garotas se envolvem nas atividades artísticas e intelectuais do Siminina, e acabam por despertar nelas o interesse em planejar, desde já, um futuro”, pontua a secretária.

Estrelas do dia

Brilhos nos olhos e o largo sorriso se destacavam  no rosto de cada uma das meninas participantes do espetáculo. Daniela Golbate, de 11 anos, representando muito bem sua personagem, uma garota feliz em assistir o Circo Siminina, falou sobre a  satisfação em integrar o programa.

“Há 3 anos, tenho uma atividade para fazer depois da aula. À tarde vou para o programa em meu bairro e lá faço tarefa, brinco, canto e danço com minhas amigas. Tenho onde ficar enquanto minha mãe trabalha”, discorre a garota.

Homenagem

Idealizadora do programa Siminina, há 14 anos, a ex-secretária de Assistência Social de Cuiabá, Iracy França, foi homenageada pelas garotas. Emocionada, Iracy França destacou que o mais importante do programa é a sua continuidade ao longo de tantos anos. “O Siminina ajuda a retirar essas garotas da vulnerabilidade do dia-a-dia. Fico feliz em ver que uma semente plantada lá atrás continua a ajudar muitas famílias cuiabanas”, discorre.

Programa

O evento, realizado pela prefeitura Municipal de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, busca promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, fortalecendo os laços familiares.

O Siminina teve início em março de 1997, com o objetivo de mudar para melhor a vida de meninas com idade entre 07 e 14 anos, que se encontravam em situação de risco social. O programa possui 17 unidades distribuídas pelos bairros da capital. Ao todo são atendidas 1.500 crianças e adolescentes.