22 de Novembro de 2011 17h30

8º Festival do Siminina será realizado nos dias 24 e 25 de novembro no teatro da UFMT

22/11/2011

João Ribeiro - SMASDH (65) 9976-0081

Com o tema ‘“BRAVO” – O Circo Siminina Chegou!’, a prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, realiza o 8º Festival Siminina. O Festival será realizado nos dias 24 e 25 de novembro, no teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), das 17h às 18:30, com entrada gratuita. O objetivo do Festival é promover o desenvolvimento integral dessas crianças e adolescentes, fortalecendo os laços familiares.

As meninas estão a todo vapor com os ensaios dos espetáculos para o Festival. Já as fantasias para as apresentações estão sendo feitas no Centro de Convivência para Idosos (CCI), Padre Firmo.

A Secretária Municipal de Assistência Social, Regina Kaizer, fala da expectativa em promover o festival. “Em 2010, não tivemos o Festival. Este ano não iria passar de jeito algum. O programa Siminina é espetacular, com 17 unidades espalhadas pelos bairros de Cuiabá, atendendo 1.500 meninas de sete a 14 anos, dando apoio pedagógico, aulas de teatro, coral e dança”, disse.

Uma vez por semana, as meninas participam de palestras nas unidades, recebendo orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis e o perigo da gravidez precoce.

O Programa se estendeu de uma forma tão significativa que as famílias das meninas também passaram a receber atenção, ganhando visitas com atendimentos sociais a casos emergenciais que acontecem isoladamente, quando uma criança e adolescente falta ou uma das monitoras sente algo diferente.

Com o Sucesso do Siminina, o Ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, conheceu o Programa e solicitou à prefeitura de Cuiabá que enviasse a sua metodologia à Brasília, para que servisse de exemplo ao País.

O projeto Siminina teve inicio em março de 1997, com o objetivo de mudar para melhor a vida de meninas com idade entre sete e 14 anos, que se encontravam em situação de risco social, podendo sofrer algum tipo de violência nas ruas ou em sua própria casa.