Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

155 adolescentes serão beneficiados em projeto contra o trabalho infantil

21/02/2013

Carol Sanford - (65) 3645-6054

Adolescentes de Cuiabá farão parte do projeto Me Encontrei, que agrega diversos parceiros que atuam no combate ao trabalho infantil e conta com o apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Cento e cinquenta e cinco adolescentes, entre os 14 e 17 anos, participarão de três cursos profissionalizantes.

Em 2013, a Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá espera atender ao todo 360 adolescentes. O projeto teve início no ano passado e formou 50 alunos, sendo que 135 ainda estão em formação.

Para evitar que voltem ao trabalho infantil, os adolescentes que estiverem participando do projeto terão registro na carteira de trabalho e salário mínimo por hora. Além da formação profissional, os alunos também receberão assistência para permanência na escola e em diversos aspectos, como problemas de saúde, familiares e até de locomoção.

Na sexta-feira (22), haverá uma reunião com os pais dos adolescentes para que todos passem por um processo de ambientação. “O foco é que crianças e adolescentes não voltem ao trabalho infantil”, explicou o secretário de Assistência Social, José Rodrigues Rocha Júnior.

Os cursos oferecidos serão de Aprendiz Administrativo Industrial, pelo Senai, Aprendizagem em Serviços Administrativos e Aprendizagem em Operação de Supermercados, pelo Senac.

Responsabilidade social- O projeto Me Encontrei disponibiliza qualificação profissional aos jovens que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Após um período de aulas teóricas eles são encaminhados para o desenvolvimento de atividades em empresas parceiras na condição de aprendizes, recebendo por suas atividades.

Os adolescentes que integram as turmas do projeto são previamente selecionados pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano por meio dos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) e dos Centros de Referência Especializados em Assistência Social (CREAS).

O projeto Me Encontrei agrega ações articuladas entre a Assistência Social de Cuiabá, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), a Procuradoria Regional do Trabalho 23ª região, a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc/MT), Serviço Nacional de Aprendizagem, Industrial (SENAI), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).