Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

31 de Agosto de 2012 11h13

120 alunos participam de palestra e aprendem sobre a rede de proteção social

31/08/2012

Patrícia Neves - (65) 3645-6810


Um total de 120 estudantes da Escola Estadual Maria Ermínia Alves, instalada no bairro CPA III, participaram de uma palestra com a psicopedagoga Zenilda Ribeiro Oliveira, que atua no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) da região Norte. Os alunos do da 3ª fase do 3º Ciclo de Formação Humana, com o tema “Ressignificando Saberes e Vivência à Dinâmica Social” puderam debater complexas temáticas e também aprender um pouco mais sobre os serviços prestados pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá.
 

A ação foi proposta dentro do projeto pedagógico desenvolvido pela unidade escolar que tem como tema “A Diversidade de Gênero na Escola: O Educando descobrindo a sua Identidade”. 

De acordo com Zenilda Oliveira, foram debatidos com os estudantes temas como o ‘aceitando o diferente’, o ‘sexismo no âmbito infanto-juvenil’, ‘etnia em ação: o silêncio que discrimina’, ‘construção para equidade de gênero na prática socioeducativa’, ‘direito à diferença: Combatendo o bullying’. Durante a apresentação, a profissional também orientou o público presente sobre os atendimentos e o acompanhamento que pode ser feito pelas unidades de Creas instaladas na capital. 

Ela pontuou ao público que o Centro de Referencia Especializado da Assistência Social articula os serviços de média complexidade, atua com a referência e a contrarreferência com a rede de serviços sócio assistenciais da proteção social básica e especial e com as demais políticas públicas e instituições que compõem o Sistema de Garantia de Direitos. 

Explicou ainda que são atribuições da unidade os serviços especializados de proteção e atendimento às famílias e Indivíduos (PAEFI), às mulheres vítimas de violência doméstica e suas famílias, contra o abuso sexual contra crianças e adolescentes, trabalho infantil, pedofilia, desigualdade de gêneros – homofobia. 

Ainda o serviço especializado de abordagem social; o serviço de proteção social a adolescente em cumprimento de medida socioeducativa de liberdade assistida (LA) e de Prestação de serviço à comunidade (PSC); serviço de proteção social especial para pessoas com deficiência e suas famílias. Além do serviço de proteção social especial para pessoas idosas e suas famílias.