Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

10 de Setembro de 2012 15h07

1,6 mil pessoas já foram abrigadas em unidades da assistência social

10/09/2012

Patrícia Neves/SMASDH-3645-6810

Um total de 1.629 pessoas foram acolhidas nas casas de abrigamento mantidas pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá (SMASDH). Os dados são referentes ao período de janeiro a julho de 2012 e fazem parte de um levantamento realizado pela Coordenadoria de Proteção Social Especial, responsável pelos atendimentos de média e alta complexidade.

Os atendimentos foram realizados nas unidades Missão Atalaia de Jesus, Centro de Triagem Abordagem Solidária e Albergue Municipal Manoel Miraglia, Casa de Amparo Celcita Pinheiro e Casa da Retaguarda Paulo Prado. As três primeiras unidades prestam atendimento às pessoas e famílias que se encontram em situação de extrema vulnerabilidade social.

Conforme o coordenador de proteção social especial da Secretaria de Assistência Social, Edilson Proença, dentre os procedimentos realizados pelas equipes mantidas nas casas de abrigamento, 1.113 pessoas foram encaminhadas para receber atendimento de saúde.

Ele explica que todas as unidades possuem equipes com profissionais da assistência social e monitores para auxiliar no desenvolvimento de medidas a cada caso atendimento. “Em nenhum a de nossas unidades, a pessoa é encaminhada para inclusão produtiva ou encaminhamento para rede de saúde sem o acompanhamento de um profissional”.

Ele pontua ainda que em razão das obras para a Copa do Mundo percebe-se um aumento entre 2011 e 2012 na ordem de 30% no número de pessoas que chegam à capital e necessitam de abrigamento temporário. “Essas pessoas acabam conseguindo serem inseridas no mercado de trabalho, mas terminam passando mais tempo nas unidades de abrigamento”.