Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / QUALIFICAÇÃO

21 de Fevereiro de 2018 15h36

Assistência capacita monitores para melhor atender a população

21/02/2018

LUCIANA SOUZA

Trabalhando para melhor atender a população cuiabana, a Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano está realizando a capacitação de mais de 70 monitores assistênciais, que prestam serviços nas unidades da Capital. Com o tema “O orientador social e a prática cotidiana no serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos”, o primeiro módulo teve inicio nesta segunda-feira (19) e vai até hoje, quarta-feira (21).

A capacitação está sendo realizada a partir de uma parceria da Prefeitura de Cuiabá com a Editora Paulus - empresa com grande destaque nacional no segmento da didática de Assistência Social e Educação. A qualificação com base nesta didática proporcionará aos monitores, segundo o secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Wilton Coelho, aprimorar seus conhecimentos na área, trabalhando o processo de maneira mais dinâmica.

“Com isso os serviços serão executados com mais qualidade, atendendo aos anseios de uma inclusão social equalizada dentro da Capital, seguindo as diretrizes da atual gestão do prefeito Emanuel Pinheiro”, ressalta Wilton Coelho.

No total, a capacitação terá quatro módulos abrangendo assuntos como, assessoramento, formação dos funcionários, legislação, regaste histórico, inclusão de qualidade, entre outros, no contexto da assistência. De acordo com a conselheira presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Ruth Leite da Silva, a qualificação, unindo o processo de assistência com educação, traz um ganho excepcional no contexto atual, onde a boa preparação das pessoas envolvidas no sistema de acolhimento de vulnerável representa mais da metade do alcance de transformação desses.

“Além do ganho de quantidade e qualidade, o processo de qualificação auxilia aos envolvidos na formação pessoal, impactando no atendimento das pessoas, principalmente àquelas  em situação de maior vulnerabilidade social. Isso impacta muito no resultado final desses atendimentos, uma vez que a transformação de vida começa quando a parte necessitada acolhe que o  interesse da parte ajudante é sincero. Essas pessoas precisam sentir que são amadas para que a confiança aconteça, auxiliando no sucesso das ações desenvolvidas junto a elas. Por isso,  o primeiro passo é a mudança cultural dentro do processo, colocando todos na igualdade”, diz Ruth

A parceria entre a Editora e Prefeitura já acontece desde 2016. Para o palestrante Carlos Ferrari, de 41 anos, mestre em Gestão Pública, o trabalho junto aos monitores edifica também a quem ministra os conteúdos. Carlos, há seis anos na área de facilitação assistencial, conta que o processo é um via de mão dupla no que tange o aprendizado e que Cuiabá vem se destacando pela força de vontade em aprender, mesmo diante das dificuldades encontradas.

“Quando entramos nesse contexto, temos que compreender que a assistência é uma só, mas que a abrangência é complexa e diferente de acordo com cada localidade.  Por isso, a cada contato novo, nós, facilitadores, aprendemos  muito. Aqui em Cuiabá percebi uma foça de vontade muito grande para aprender as técnicas e também se aprofundar na parte humana, entendendo as reações da mente, para realizarem um atendimento de qualidade, evoluindo no dinamismo do atendimento”, destacou Ferrari.

As aulas estão acontecendo na Casa dos Conselhos, das 8h às 17h, nos dias 14, 15, 26 e 27 de março e 16 de abril, encerrando o último módulo. O evento oferece alimentação para os participantes (café da manhã, almoço e lanche).