Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico /

11 de Setembro de 2013 16h36

Trabalhadores do PEAD participam de cursos de qualificação profissional

11/09/2013

Renata Neves

Trabalhadores contratados pela Prefeitura de Cuiabá através do Programa Emergencial de Auxílio Desemprego (PEAD) receberão cursos de qualificação profissional. Cerca de 550 trabalhadores serão beneficiados com a iniciativa, desenvolvida pela Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano.

Os cursos ofertados serão de bombeiro civil, almoxarife de obra, pintor, eletricista, aplicador de revestimento cerâmico, instalador de sistemas eletrônicos de segurança, operador de caixa, jardineiro e armador de estrutura pesada. A carga horária média é de 160 horas e as aulas serão ministradas nos períodos matutino e vespertino, a depender do horário de trabalho de cada funcionário.

Segundo a secretária-adjunta de Trabalho de Cuiabá, Ivone Rosset, a ação atende a determinação do prefeito Mauro Mendes. “O objetivo é prepará-los para o mercado de trabalho”, afirmou.

Durante esta semana os trabalhadores irão selecionar os cursos nos quais têm interesse e a previsão é que as aulas sejam iniciadas no início de outubro.

Os bolsistas do PEAD foram selecionados através de processo seletivo realizado pela Secretaria Municipal de Trabalho. Os contratos têm validade de um ano e as bolsas variam de R$ 880 a R$ 907.

“O programa é destinado a pessoas que estejam há pelo menos seis meses desempregadas. O objetivo é garantir a elas uma fonte de renda até que se qualifiquem e tenham um emprego definitivo”, ressaltou Ivone Rosset.