Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / AÇÃO SOCIAL

18 de Julho de 2018 17h27

Sine Municipal promove nova chance de inserção no mercado de trabalho

18/07/2018

ALESSANDRA BARBOSA

A Prefeitura de Cuiabá está levando aos bairros da Capital os projetos “Sine e Você” e “Avança”, que visam alcançar o cidadão que não tem condições de ir até aos postos avançados do Porto e do Coxipó. A ação começou nesta quarta-feira (18) e vai até esta quinta-feira (19), das 09h às 16h, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) – Jardim Araçá,  localizado na Rua J, ao lado da Escola Tancredo Neves. No local, o Sine Municipal chega à comunidade para reforçar os serviços oferecidos pela unidade social.

Neste primeiro dia de ação, dezenas de pessoas estiveram na estrutura para tirar a Carteira de Trabalho, serem encaminhados à entrevista de emprego, e ainda buscar informações de como abrir microempresas. A ideia é levar os serviços que a Prefeitura disponibiliza através do Sine Municipal e da Diretoria de Indústria e Comércio a todas as comunidades que possuem o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

“Vim acompanhar o trabalho da nossa equipe e pude notar a receptividade dos moradores em ter esses serviços por perto. Aqui estão trabalhando seis servidores encarregados em tirar dúvidas e dar orientações para pessoas que não tem como se deslocarem até as nossas unidades. A coordenação do CRAS, pro meio da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, estão nos dando todo o suporte para realizarmos esse trabalho. Os moradores do Jardim Araçá, Santa Isabel, e os mais de 22 bairros que são assistidos por esse CRAS devem aproveitar a oportunidade, sanar suas duvidas, tirar Carteira de Trabalho e ainda conquistar uma vaga no mercado”, enfatizou o secretário municipal de Agricultura Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Vinicius Hugueney.  

A proposta desta ação é percorrer os 14 CRAS implantados na cidade. Até o momento, os projetos passaram pelos CRAS do Tijucal, Osmar Cabral, Getúlio Vargas, Pedra 90, Nova Esperança chegando ao Jardim Araçá. Os demais, como Pedregal, Dr. Fábio, CPA, Jd. União, Novo Colorado, Dom Aquino e Praieiro voltam a receber o atendimento após o período eleitoral que deve acontecer em novembro.

O CRAS do Jardim Araçá existe há cerca de 20 anos e seu atendimento foi se encorpando com o passar dos tempos. Atualmente ele recebe moradores de mais de 22 bairros da região, ofertando programas como Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Fortalecimento de Vinculo, Siminina, e demais programas de acolhimento.  Para a coordenadora Maria Aparecida Martins, essa junção entre as duas secretarias é positiva, pois as pessoas que frequentam a unidade são aquelas que realmente necessitam do apoio do poder público.

“Aqui temos pessoas em situação de vulnerabilidade, que precisam de um emprego. Muitas vezes elas não têm o passe de ônibus para ir até o Sine tirar a Carteira de Trabalho ou mesmo conseguir uma vaga de emprego. Estamos muito felizes com mais esse atendimento ao cidadão, proporcionado pela Prefeitura de Cuiabá. Pretendemos dar continuidade neste trabalho com o Sine e, daqui vamos dar os encaminhamentos para os moradores”, destacou a coordenadora.

Já a dona Simone Peixoto, que está desempregada, trouxe os filhos Felipe Peixoto e Erick Peixoto, para tirar a primeira Carteira de Trabalho. Simone também aproveitou a oportunidade para procurar emprego e também encaminhar os filhos nas vagas do “Jovem Aprendiz”, oferecida por algumas empresas.

“Eu achei ótimo Sine aqui perto de casa. Acordei cedo chamei os meninos. É uma oportunidade para eles começarem a trabalhar. Eu também estou de desempregada e meu marido é quem está segurando as despesas, sozinho. Com esse atendimento do Sine a gente pode tentar mudar isso”, acredita Simone.

O atendimento do Sine Municipal vai até às 16h, no CRAS do Jardim Araçá.