Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico /

14 de Fevereiro de 2011 16h43

Sindicato dos Feirantes faz reivindicação à Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico

14/02/2011

Dayane Sena-Assessoria-SMTDE

O presidente do Sindicato dos Feirantes no Estado de Mato Grosso, Pedro da Silva Albuquerque, o Pedrinho, visitou na última sexta-feira (11.02) a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMTDE). Na oportunidade, o representante dos feirantes parabenizou o secretário Dilemário Alencar pelos trabalhos desenvolvidos na pasta e solicitou que a SMTDE viabilize a instalação de uma feira livre para atender os moradores do Residencial Claudio Marcheti, na região da Avenida das Torres.

“O secretário Dilemário conhece a luta dos companheiros feirantes. Ele sempre ajudou a categoria. Aliás, a lei municipal que estabelece o dia do feirante em nosso município é de autoria dele quando exerceu o cargo de vereador. Fiz questão de atender ao convite do secretário para visitar a SMTDE, pois queremos ser parceiros para levar melhorias para a nossa categoria”, disse o sindicalista.  

Dilemário agradeceu a presença dos representantes dos feirantes e informou que a SMTDE tem como missão desenvolver políticas públicas para as áreas do trabalho, agricultura, abastecimento, indústria e comércio. Ele disse que por orientação do prefeito Chico Galindo está convidando diversas entidades representativas de trabalhadores e empresariais a visitar a Secretaria.

“Queremos ouvir representantes de diversas áreas e apresentar as propostas de trabalho da SMTDE. Os feirantes fazem parte da área do abastecimento da Capital. Nos nossos bairros são realizadas 50 feiras. A prefeitura tem cadastrados aproximadamente 1.500 feirantes. Para este ano, vamos trabalhar para elaborar novas regras que disciplinem o funcionamento das feiras livres e desenvolver parcerias com o governo estadual e federal com o objetivo de levar qualificação e melhores condições de trabalho para esta valorosa categoria”, disse Dilemário.

Nova reunião entre a SMTDE com a diretoria do Sindicato ocorrerá na primeira quinzena de março. Quanto à solicitação de instalação de uma feira no Residencial Claudio Marcheti, ficou definido que a Coordenação de Abastecimento da SMTDE  discutirá os procedimentos administrativos com o Sindicato. “A região em torno da Avenida das Torres vem crescendo muito e merece nossa atenção. Além dos procedimentos administrativos, combinamos fazer uma visita in loco com os nossos técnicos e ouvir a opinião dos moradores”, disse o secretário.

Participaram da reunião o assessor da SMTDE Oderly Xaxim, o assessor executivo da União de Feiras dos Bairros de Cuiabá, Ronald Muzzi Neto e o diretor do Sindicato dos Feirantes de Mato Grosso, Ernesto Flávio da Silva.