Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico /

08 de Maio de 2013 16h30

Secretário municipal de Trabalho lança livro e apresenta palestra em evento da USP

08/05/2013

Secretaria de Comunicação - 3645-6054

O secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá, Elias Alves de Andrade, apresenta nesta quinta-feira (09) a palestra “Estudo de Manuscritos Mato-grossenses” na 8ª Semana de Filologia da Universidade de São Paulo (USP).

O evento ocorre entre os dias 6 e 10 de maio, em São Paulo e é promovido pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Na ocasião, ele também lança o livro “Plano de guerra da Capitania de Matto Grosso – Janeiro de 1800”.

O livro possui 425 páginas e foi escrito por Elias Alves de Andrade em coautoria com Manoel Mourivaldo Santiago-Almeida, da Universidade de São Paulo (USP) e Roberto Leiser Baronas, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Editado pela Editora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (FAPEMAT), o livro constitui-se em um estudo linguístico, filológico e na análise do discurso de orientação francesa, de um manuscrito inédito, contendo 157 páginas, sobre o plano de defesa da fronteira oeste do Brasil, Capitania de Mato Grosso, contra a possível invasão de tropas da Coroa Espanhola.

De autoria do engenheiro português Ricardo Franco de Almeida Serra, então comandante do Forte Coimbra, o documento foi elaborado a pedido do Capitão-general governador da Capitania de Mato Grosso, Caetano Pinto de Miranda Montenegro, por determinação da Coroa Portuguesa.

Elias Alves de Andrade é doutor em Filologia e Língua Portuguesa pela USP, professor pesquisador do Mestrado em Estudos de Linguagem do Instituo de Linguagens da UFMT e membro vitalício da Academia Brasileira de Filologia (ABRAFIL).