Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico /

15 de Julho de 2010 10h00

Secretário de Trabalho visita obras de abatedouro de frango no Cinturão Verde

15/07/2010

Marcella Magalhães-Assessoria/SMTDE

O secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico-SMTDE, Elismar Bezerra, o diretor de Agricultura e Abastecimento, Geraldo Lúcio, o diretor do Sistema de Inspeção Municipal – SIM, Waldebran Coelho, além das veterinárias que integram o SIM, Cleci Sigarini e Lilian Tocantins, visitaram ontem (14-07) as obras do primeiro abatedouro de frango da região, que têm entre a Prefeitura de Cuiabá, por meio da SMTDE, Associação dos Pequenos Produtores do Cinturão Verde – Pedra 90- Asproverde, Secretaria de Agricultura do Estado, MT Fomento e INCRA.

Para o secretário, este é um empreendimento que beneficiará as famílias daquela região, pois trata-se de um investimento com retorno rápido, já que em 90 dias o frango semi-caipira fica em ponto de abate. “A implantação deste mini abatedouro no Cinturão Verde é algo concreto agora, mas há três anos a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico desenvolve esforços para que o projeto tenha êxito, promovendo a capacitação e dando orientação técnica, preparando o pequeno criador, a tornar este sonho em realidade”, explicou.

O presidente da  Asproverde, Benedito Abílio Farias e a vice presidente, Glaucia Helena Silva, que moram no local há mais de 15 anos e são criadores de frango semi caipira, disseram que um mini abatedouro na região mudará a vida de muitos que moram na localidade. Eles citam o caso de dona Glaucia Helena, “que há mais de dez anos cria galinha caipira para consumo e venda, e que a partir de agora poderá não só aumentar a produção, como melhorar sua renda”.

O diretor de Agricultura e Abastecimento de Cuiabá, Geraldo Lúcio, afirmou que o mini abatedouro atenderá inicialmente cerca de 30 produtores, com capacidade de abater 300 a 500 frangos diariamente, em turno normal, chegando a 10 ou 12 mil frangos por mês. “A Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico é parceira dessa obra e já possui um projeto denominado “Frango Caipira”, que vem sendo elaborado em conjunto com  moradores do Cinturão Verde; além de proporcionar assistência técnica e orientação, através de cursos para os moradores, promovido pelas veterinárias do Sim neste momento de construção”, completou.