Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico /

21 de Outubro de 2010 09h19

Projeto Balde Cheio aumenta em 60% produção de leite de pequenas propriedades

21/10/2010

Sany Lisboa - Assessoria Secom

O projeto Balde Cheio, criado pela Prefeitura de Cuiabá com vistas à melhoria genética do gado leiteiro das pequenas propriedades da Capital, busca a eficiência da produção leiteira com base na sustentabilidade econômica, ambiental e social dos produtores de leite. Chacareiros e moradores da zona rural recebem capacitação técnica para fazer inseminação artificial com sêmen de touros das raças Girolanda e Holandesa, dando qualidade ao seu rebanho, ao leite que produzem, aumentando, consequentemente, a sua renda. O material genético é doado pela Prefeitura.

Até agora, cerca de 150 produtores foram capacitados. Eles receberam cursos nas áreas de Nutrição Animal, Inseminação Artificial e Manejo de Gado e Leite. Duzentos e quinze animais já foram inseminados, superando a meta da Prefeitura que é inseminar 200 matrizes por ano.

O projeto atende basicamente os pequenos produtores, aqueles que possuem de uma a 10 vacas, cuja aquisição de um touro melhorador torna seu negócio praticamente inviável. Os beneficiados nesta primeira etapa são moradores de 14 comunidades da zona rural da Capital, como Cinturão Verde, Agauçu, Aricazinho e Raizama.

Segundo o zootecnista Willys Martins, da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico – Smtde, os touros que fornecem o sêmen usado na inseminação são provados e campeões. O aumento da produção de leite das fêmeas é de até de 60%. “O nosso objetivo é formar e fortalecer a cadeia produtiva do leite em Cuiabá”, afirmou. O projeto tem parceria com o Senar e Sindicato Rural de Mato Grosso.