Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico /

04 de Outubro de 2013 16h30

Prefeitura irá perfurar 120 tanques de peixes na zona rural de Cuiabá

04/10/2013

Renata Neves

A partir da próxima segunda-feira (07) a Prefeitura de Cuiabá vai dar início à perfuração de 120 viveiros (tanques) de peixes na zona rural da Capital. A ação será coordenada pela Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico e se estenderá até 20 de dezembro.

A maioria dos piscicultores que receberão os tanques já possui licença ambiental. Os que ainda não possuem estão recebendo auxílio da Secretaria de Trabalho para reunir os documentos necessários, que serão encaminhados para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, responsável pela análise e concessão das licenças.

Para promover a perfuração dos tanques, serão utilizadas duas máquinas retroescavadeiras e uma prancha para transportá-las. Uma das máquinas será cedida pelo deputado estadual Emanuel Pinheiro e ficará à disposição da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico até 31 de janeiro, podendo o prazo ser prorrogado.

Além de promover a perfuração dos tanques, a prefeitura também conta com uma equipe de agrônomos e engenheiros florestais especializados em piscicultura que dão assistência técnica permanente aos piscicultores.  

Por fim, oferece oportunidade para comercializarem seus produtos através do Caminhão do Peixe, um projeto desenvolvido pela prefeitura em parceria com o Ministério da Pesca e Aquicultura. O caminhão percorre a Capital toda semana, sempre às quintas, sextas e sábados, vendendo os peixes cultivados por pequenos produtores a preços mais acessíveis.

“A Secretaria de Trabalho os auxilia não apenas perfurando os tanques, mas também orientando sobre como manter seus viveiros, quais as especificações dos peixes que devem ser criados no espaço, análise da água, tipo de ração e depois garantindo a comercialização de seus produtos”, afirmou o secretário de Trabalho, Elias Alves de Andrade.