Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / Parceria

28 de Fevereiro de 2014 11h54

Prefeitura discute ações para fortalecimento da zona rural

28/02/2014

RENATA NEVES

Jorge Motezuma

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá deu início a uma série de conversas com o Governo do Estado com o objetivo de firmar parceria para a execução de ações que visem ao desenvolvimento da zona rural da Capital. 

Nesta quinta-feira (27), os secretários de Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá, Elias Alves de Andrade, e Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar do Estado, Luis Carlos Alécio, reuniram-se com representantes da Empaer e lideranças da zona rural de Cuiabá para debater as principais demandas da população que reside na região.

Entre as ações em planejamento estão o fortalecimento da piscicultura, através da ampliação do projeto de construção de viveiros de peixes e disponibilização de assistência técnica aos pequenos produtores, a construção de poços artesianos, açudes e reservatórios de água e a implantação de sistema de irrigação das produções.

“Estamos trabalhando para promover o desenvolvimento da piscicultura e da agricultura familiar na zona rural e a melhoria das condições de vida da população que reside no local. Para isso, a parceria com o Governo do Estado será fundamental”, declarou o secretário Elias Alves de Andrade.

A intenção é ampliar a participação dos produtores da região no abastecimento do Município. “Queremos que os produtores tenham toda estrutura necessária para fornecer suas produções aos mercados locais e às escolas públicas, para a produção de merenda escolar. Dessa forma, todos ganham. Os produtores, que ampliarão sua renda, e as crianças, que terão uma alimentação mais saudável”, acrescentou Elias.

A Prefeitura de Cuiabá já construiu 48 viveiros de peixes na zona rural de Cuiabá desde que as obras foram iniciadas, em outubro de 2013. Cada tanque possui 750 m², sendo 50 metros de comprimento, 15 metros de largura e 2,5 metros de profundidade.

A iniciativa faz parte do projeto Nosso Peixe, que prevê a construção de 120 tanques e a recuperação de outros 117 que já existem. 

Além de perfurar os tanques, a Prefeitura também auxilia os piscicultores, orientando-os sobre como manter seus viveiros, quais as especificações dos peixes que devem ser criados no espaço, análise da água, tipo de ração, e depois garantindo a comercialização de seus produtos, através do Caminhão do Peixe.