Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico /

10 de Janeiro de 2014 10h10

Prefeitura de Cuiabá já construiu 33 viveiros de peixes na zona rural

10/01/2014

Renata Neves

A Prefeitura de Cuiabá deu início esta semana a mais uma etapa de perfuração de viveiros (tanques) de peixes na zona rural da Capital. Trinta e três viveiros já foram construídos desde que as obras foram iniciadas, em outubro do ano passado, e agora famílias do assentamento da Mineira serão contempladas com seis. Destes, dois já estão prontos.

O secretário Elias Alves de Andrade esteve no assentamento nesta quinta-feira (10) para verificar a perfuração do terceiro tanque, acompanhado de técnicos da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico e do deputado estadual Emanuel Pinheiro, que cedeu uma das máquinas - de um total de três - utilizadas para a perfuração.

Luiz Pimenta, que receberá o tanque, agradeceu a iniciativa da prefeitura e disse estar ansioso para obter lucro com a produção. “Isso vai ser muito bom para mim, porque não consigo plantar nada nessa terra por conta de problemas no abastecimento de água. Agora eu e minha família poderemos viver da produção de peixes”, declarou.

A iniciativa faz parte do projeto Nosso Peixe, que prevê a construção de 120 tanques. Além de perfurá-los, a Prefeitura de Cuiabá também auxilia os piscicultores, orientando-os sobre como manter seus viveiros, quais as especificações dos peixes que devem ser criados no espaço, análise da água, tipo de ração, e depois garantindo a comercialização de seus produtos, através do Caminhão do Peixe.

“Vamos dar toda a estrutura necessária para eles conquistarem o máximo de aproveitamento de suas produções e poder vendê-las. Com isso, contribuímos para a melhoria da qualidade de vida da população que reside na zona rural”, ressaltou Elias Alves de Andrade.

“A iniciativa está expandindo as oportunidades para a zona rural de Cuiabá e vai beneficiar muitas famílias”, declarou Emanuel Pinheiro.

Cada tanque possui 750 m², sendo 50 metros de comprimento, 15 metros de largura e 2,5 metros de profundidade. O plantio de grama para a proteção dos taludes são de responsabilidade dos beneficiários.