Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico /

03 de Setembro de 2012 15h39

Prefeitura de Cuiabá entrega dez novos viveiros de peixes para produtores da comunidade de Rio dos Couros

03/09/2012

Carol Sanford - Secom Cuiabá-3645-6054

A prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, entregou na manhã de sábado (01/09), na comunidade de Rio dos Couros, dez novos tanques para a criação de peixes, como parte do programa Nosso Peixe. Até 15 de novembro, mais 28 viveiros serão entregues nas propriedades rurais das comunidades Aricazinho e 21 de Abril, na região do Pedra 90, totalizando os 48 tanques que faltavam para a região. A solenidade oficial ocorreu das 10 às 11h30m da manhã.

Conforme a secretária titular da pasta, Tânia Mattos, a comunidade de 21 de Abril deve receber seis tanques nas próximas semanas. “Os produtores estavam ansiosos pela abertura dos viveiros. Essa é a oportunidade para que se tornem independentes economicamente e não dependentes do poder público para sobreviver”, disse.

Para Adrião Francisco de Aguiar, produtor e proprietário de um dos sítios beneficiados, com a abertura dos tanques será possível produzir na região, o que trará aumento no lucro. “Agora poderemos trabalhar melhor daqui para frente. Eu, que nasci e moro aqui há 57 anos, não queria deixar essa terra e esse sonho se tornou realidade com esse tanque”, comentou.

Além de fomentar a piscicultura no município de Cuiabá, o programa Nosso Peixe visa proporcionar alternativas de renda às famílias de pequenos produtores rurais do entorno da capital. Com a criação de peixe, cada família pode chegar a uma renda mensal de R$ 800,00. A prefeitura de Cuiabá arca com a construção do tanque/viveiro fornece os alevinos, fornece assistência técnica e viabiliza a comercialização do pescado.

Cada tanque tem capacidade para mil alevinos, que podem ser comercializados no prazo de um ano. Geralmente, o pescado é vendido na Semana Santa, dentro de outro programa municipal, o Peixe Santo, que comercializa pescado a preços baixos para a população durante a Semana Santa

No início, em 2007, o Nosso Peixe comercializou 30 mil toneladas de pescado. Já em 2012, o programa chegou a 180 mil toneladas de pescado fornecido e vendido pelos pequenos produtores. De 2007 até o momento, foram abertos 112 tanques, dos 150 propostos.