Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico /

11 de Junho de 2013 14h45

Prefeitura apresenta projetos na área de agricultura a vereadores

11/06/2013

Renata Neves - 3645-6054

O diretor de Agricultura da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Jilson Francisco da Silva, compareceu na manhã desta terça-feira (11) à Câmara Municipal para apresentar os projetos que serão implantados pela Prefeitura de Cuiabá visando melhorias no setor.

Um dos projetos prevê a implantação de, no mínimo, cinco polos de produção irrigada no Município, o que contribuirá para a independência do mercado interno de alimentos.

“Cuiabá é abastecida com muitos produtos de outros estados e até mesmo do Nordeste, que sofre com a escassez de água. Isso deixa evidente o principal ponto de estrangulamento da produção no Município. Para mudar essa realidade, trabalhamos para a implantação de um sistema de pivô-central de irrigação, que irá garantir a produção de frutas, verduras e legumes no entorno da Capital”, declarou Jilson.

A ideia, segundo o diretor, é que o projeto de construção do sistema seja desenvolvido de forma integrada.

“Podemos nos aproximar não apenas de empresários do meio atacadista e varejista, mas, principalmente, de instituições de pesquisa, tanto estaduais como federais, e executar um projeto que tenha reflexos na geração de emprego e renda e, consequentemente, no aquecimento da economia local”, salientou.

Outro projeto em desenvolvimento estabelece a criação de uma cooperativa de piscicultores da Capital, que irá estimular a produção e promover a qualificação profissional dos trabalhadores.

Além disso, já está sob análise da Procuradoria-Geral do Município projeto que prevê a realização de acordo de cooperação técnica e de gestão compartilhada com o objetivo de integrar e fortalecer o sistema municipal de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).

“Pretendemos criar um núcleo composto por pelo menos cinco especialistas de nível superior e 10 técnicos agrícolas, que irão morar nas comunidades rurais e dar assistência técnica permanente aos agricultores”, explicou Jilson Francisco.

Ao final da apresentação, o diretor se colocou à disposição para eventuais esclarecimentos. O presidente da Câmara Municipal, vereador João Emanuel Moreira Lima, agradeceu a presença do representante da prefeitura, que atendeu ao convite do vereador Oséas Machado.