Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico /

09 de Agosto de 2010 10h32

População de Aguaçu espera fábrica de cimento com otimismo

09/08/2010

Da Redação/PMC

O distrito do Aguaçu, em Cuiabá, passará por uma transformação com a chegada da nova fábrica de cimento da Votorantim, que será instalada no local. A previsão é que as obras comecem ainda este mês, assim que a Secretaria de Estado de Meio Ambiente - Sema liberar o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (EIA/RIMA). O empreendimento conta com o apoio da prefeitura de Cuiabá.

No dia 04 de agosto, foi realizada uma audiência pública para debater os impactos ambientais da obra e da fábrica no distrito. Compareceram aproximadamente 700 pessoas, entre moradores do Aguaçu, representantes da SEMA, da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT e da Votorantim.

Os representantes da empresa explicaram que a indústria não causará problemas ambientais na área e no entorno onde será instalada, deixando os técnicos da SEMA satisfeitos com as explicações. “A expectativa é que ainda este mês a Secretaria libere a licença ambiental”, informou o subprefeito do Aguaçu, Renato Pedroso.  A previsão é de que a fábrica comece a operar em dois anos depois de iniciadas as obras.

Somente na construção das indústria serão gerados 1.200 empregos diretos.  Já a fábrica irá gerar 600 empregos diretos. O Distrito do Aguaçu foi escolhido pela Votorantim devido a farta presença de minerais no solo da região. “A geração de emprego é a grande expectativa dos moradores, já que a maioria vive da agricultura”, explica o subprefeito.

Entre as reduzidas ofertas de trabalho no distrito, podem ser citados o Posto de Sáude da Família - PSF e a própria subprefeitura. “Tem ainda a geração de empregos indireta. Junto com a fábrica, virá toda a infraestrutura e investimentos necessários para a empresa funcionar, como postos de gasolina, hotéis”, destaca Renato. A própria Votorantim, em parceria com o Senai e o Sebrae já está organizando a realização de cursos de capacitação para a população local.

A nova fábrica da Votorantim funcionará em uma área de 1.900 hectares, já adquirida pela indústria. O governo do estado já se comprometeu a fazer o asfalto entre a MT 010 até a fábrica, passando pelo vilarejo de Machado, no Aguaçu. O Distrito de Aguaçu está localizado a 20 quilômetros de Cuiabá. A comunidade tem, atualmente, 3.200 moradores, que vivem basicamente da agricultura e pecuária der subsistência. O Distrito tem dois assentamentos rurais, que trabalham com hortifrutigrangeiros, uma escola municipal e um posto do Programa Saúde da Família - PSF.