/

19 de Abril de 2011 13h00

Oderly Xaxim é homenageado no Peixe Santo

19/04/2011

João Carlos Queiroz/Secom/Cuiabá

O servidor municipal da Prefeitura de Cuiabá, Oderly Marim de Abreu, o Xaxim, recebeu homenagem ontem (18-04) durante a solenidade de comemoração dos 20 anos do Projeto Peixe Santo, realizada no Clube do HSBC. O secretário Dilemário Alencar (Trabalho e Desenvolvimento Econômico) foi quem entregou a placa a Xaxim, destacando os trabalhos prestados por ele para a estruturação do Peixe Santo. "Xaxim, entre outros companheiros, é praticamente quem criou o Peixe Santo, dedicando-se integralmente ao projeto, até mesmo em prejuízo de maior convívio com seus familiares. Merece, pois, o reconhecimento da Prefeitura e de toda Cuiabá".

Emocionado, Oderly Xaxim disse que aquela era a primeira homenagem recebida durante o exercício da sua vida pública no Município. "Não nego estar emocionado, principalmente por fazer enfoque ao Peixe Santo, projeto ao qual tenho me dedicado a fundo. O secretário Dilemário realmente me surpreendeu, obrigado!"

Os vereadores Arnaldo Penha, Toninho de Souza, Adevair Cabral e o deputado estadual Luiz Marinho se pronunciaram na cerimônia, destacando a importância do Peixe Santo no equilíbrio ecológico (menor pressão no Rio Cuiabá) e no amparo social às famílias de pequenos piscicultores. A presidente da Aquamat - Associação dos Aquicultores de Mato Grosso, Maria da Glória, afirmou que aprendeu muito com a atividade de piscicultura, inclusive as técnicas que garantem sabor autêntico ao peixe criado em viveiros.

"Se há algo que sei, é cuidar de peixes. Com esse projeto, apoiado pela Aquamat, a categoria de piscicultores tem renda melhor. Sinceramente, fiquei muito animada ao comprovar que a tendência é de o Peixe Santo ganhar aporte gradual nas edições seguintes. Jamais poderia imaginar que quase uma tonelada seria comercializada em apenas um dia, justamente numa segunda-feira. É muito animador, sem dúvida. Também gostaria de frisar que a Aquamat endossa esse projeto pelo muito que ele contribui com a preservação das espécies do Rio Cuiabá. Nós precisamos das matrizes, presentes no rio. Consequentemente, a importância do projeto é muito maior do que se imagina".