Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico /

09 de Agosto de 2010 16h46

Elismar Bezerra vê onda de progresso com a fábrica de cimento no Aguaçu

09/08/2010

João Carlos Queiroz-Secom/Cuiabá

"A chegada da fábrica de cimento do Grupo Votorantim ao distrito de Aguaçu significa muito para aquela região e, também, para o Município de Cuiabá. Podemos dizer que haverá uma onda de progresso imediato, não apenas no sentido socioeconômico, mas em campos variados. Os reflexos positivos se perdem além das nossas perspectivas mais animadoras. A Prefeitura de Cuiabá tinha ciência disso ao apoiar pioneiramente a concepção deste projeto". A afirmação é do secretário municipal Elismar Bezerra, que responde pela Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Elismar Bezerra afirma que já houve entendimento recente, entre a Prefeitura de Cuiabá e diretores do Grupo Votorantim, para disponibilizar cursos de qualificação para as áreas operacionais daquela nova unidade industrial. "A Prefeitura presta também esse apoio, porque entende que é importante qualificar os operadores para atender à oferta de emprego da fábrica, que certamente vai exigir qualificação apropriada. É uma demanda que vamos preencher com cursos específicos", acentua.

Ele disse ainda que os ganhos da instalação da fábrica no distrito de Aguaçu tendem a se refletir como atração de outras empresas que já enxergam Cuiabá de forma diferenciada, na essência de um dos seus pilares geradores de renda. "Nós apoiamos todo aquele que quiser investir no Município. No caso da fábrica de cimento, a redução dos encargos com impostos municipais será da ordem de 70%, como estímulo à permanência da indústria e à vinda de outras", enfatizou.

O lado ambiental, frisa Elismar, é trabalhado com seriedade pelos técnicos da Sema e com apoio da Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura de Cuiabá. "A Sema - Secretaria Estadual do Meio Ambiente está atenta a todo o processo, para que não ocorra qualquer transtorno à natureza. Os cuidados nesse aspecto, ultimados com Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (EIA/RIMA) são rigorosos, e é assim que deve ser. Tanto que já foi realizada uma audiência pública para debater possíveis impacto da obra, com a preseça de mais de 700 pessoas, comunitário, técnicos da Sema, UFMT e do próprio Grupo Votorantim. Foi uma oportunidade para que a diretoria do grupo garantisse que a indústria não causará problemas ambientais", destacou.

Diante disso, os moradores do Distrito de Aguaçu aguardam a liberação da licença ambiental. "Vamos torcer para que o documento saia ainda este mês", disse o subprefeito do distrito, Renato Pedroso. "Se tudo correr bem, em dois anos a fábrica estará produzindo";

Elismar acredita que as coisas vão se desenrolar bem a partir da conclusão dos levantamentos ambientais e expedição de licença para o início das obras. "Estimamos 1.200 empregos diretos somente para edificar a indústria, mais 600 na operacionalização rotineira, parte de produção e administração. Deve-se ressaltar que o Distrito de Aguaçu foi escolhido por sediar presença rica em minerais no seu solo".

Outros benefícios à comunidade regional constam da chegada da fábrica de cimento, a exemplo da instalação de unidades comerciais e mais estruturadas no setor social, em decorrência do acréscimo de moradores do distrito na fase produtiva da indústria. "A infraestrutura para atender à movimentação da fábrica será igualmente imponente. Teremos mais hotéis, postos de gasolina, e os mencionados cursos de capacitação via Votorantim, Senai e Sebrae, com apoio da Prefeitura de Cuiabá. Uma capacitação importante para todos os moradores".

*A nova fábrica da Votorantim funcionará em uma área de 1.900 hectares, já adquirida pela indústria. O governo do estado já se comprometeu a fazer o asfalto entre a MT 010 até a fábrica, passando pelo vilarejo de Machado, no Aguaçu. O Distrito de Aguaçu está localizado a 20 quilômetros de Cuiabá. A comunidade tem, atualmente, 3.200 moradores, que vivem basicamente da agricultura e pecuária der subsistência. O Distrito tem dois assentamentos rurais, que trabalham com hortifrutigrangeiros, uma escola municipal e um posto do Programa Saúde da Família - PSF.