Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico /

25 de Maio de 2011 16h37

Dilemário: prefeito se esforça para que a Vicunha se instale em Cuiabá

25/05/2011

Assessoria da SMTDE

Em entrevista hoje (25-05) ao programa de notícias CBN Cuiabá, apresentado pelo radialista Antero de Barros, o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Dilemário Alencar, foi enfático ao responder a um questionamento de que a prefeitura tem dificultado a doação de uma área para a instalação da empresa Vicunha.

“Essa informação não tem sentido. A grande verdade é que o prefeito de Cuiabá, Chico Galindo, tem trabalhado muito para garantir a construção da Vicunha em nosso município. O prefeito tem cumprido todos os acordos firmados entre o governo do Estado e a diretoria da empresa, pois entende a importância estratégica desse empreendimento industrial para o desenvolvimento econômico e social do nosso município”.

Dilemário revelou que a Secretaria de Estado de Indústria e Comércio entregou a Prefeitura de Cuiabá um documento contendo o mapa de duas áreas, que juntas somam aproximadamente 60 hectares.

“Nos informaram que essas áreas estavam acordadas com os respectivos donos e ainda com a diretoria da Vicunha para que as desapropriações ocorressem de forma amigável. Entretanto, quando demos conhecimento do decreto municipal que autorizava a desapropriação, um dos donos contestou, e disse que não aceitava comercializar a sua área. O fato foi informado à assessoria do secretário Pedro Nadaf e da empresa Vicunha, com o intuito de não haver embaraços jurídicos com a referida desapropriação”, informou o secretário.

Alencar disse ainda que o posicionamento de Nadaf de criticar a prefeitura só pode ter sido por ruído de comunicação. “Quando soubemos das declarações, no mesmo dia procuramos o secretário para esclarecer os fatos. O importante é que todos concordaram que o melhor é que haja uma desapropriação amigável. Caso isso não aconteça até o dia 15 de junho, o prefeito já tomou a decisão de fazer uso da lei, que permite desapropriação de áreas de interesse público, mesmo de forma judicial. Portanto, a doação de uma área não vai ser motivo para que a fábrica Vicunha deixe de se instalar em Cuiabá”.

A Vicunha Têxtil S/A é um indústria de fiação, tintura e tecelagem,  voltada para o beneficiamento e a produção de tecidos. O investimento previsto para a construção de uma unidade da empresa em Cuiabá é de aproximadamente R$ 400 milhões. Quando estiver em pleno funcionamento, a indústria vai gerar 2.000 mil empregos diretos.