Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico /

13 de Abril de 2011 14h15

Dilemário Alencar e José Domingos Fraga se reúnem para debater projetos para Cuiabá

13/04/2011

Ângela Jordão/PMC

O secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá - SMTDE, Dilemário Alencar, se reuniu, nesta quarta-feira (13-04), com o secretário de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, José Domingos Fraga. Esta foi a primeira reunião dos dois secretários, já que Domingos Fraga assumiu a pasta há apenas duas semanas (25-03). Durante o encontro, eles trataram de diversos assuntos, como os programas que podem ser desenvolvidos juntos entre a Prefeitura de Cuiabá e o Governo do Estado, visando ao fortalecimento da agricultura familiar na capital. A reunião foi realizada na sede da Sedraf.  

Dilemário apresentou ao secretário estadual os programas desenvolvidos pelo município na área da agricultura. “Também viemos pedir o apoio do Estado na melhoria da capacidade organizacional dos pequenos produtores rurais de Cuiabá”, disse o secretário municipal.  

Entre os programas debatido está o “Peixe Nosso” e o “Peixe Santo”. José Domingos foi convidado a participar do lançamento do programa Peixe Santo, que em 2011 completa 20 anos. O Peixe Santo promove a venda do pescado durante a Semana Santa com valores bastante acessíveis. O lançamento do programa será na  próxima segunda-feira, dia 18.  

Uma das propostas da Secretaria Municipal é inserir no calendário da programação oficial de cultura e eventos de Cuiabá, uma espécie de dia de comercialização do peixe, cujo objetivo é fomentar a comercialização do pescado produzido na capital e incrementar a renda do produtor. Cuiabá tem, atualmente, 121 tanques instalados em pequenas propriedades rurais, com toda estrutura doada pelo município. 

José  Domingos Fraga demonstrou entusiasmo pelos programas que visam a produção de peixe, e disse que pretende incrementar a atuação da Empresa de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural - Empaer neste setor. A empresa mantém um laboratório de pesquisa e produção de alevinos no município de Nossa Senhora do Livramento, tendo sido a responsável por ceder os primeiros alevinos doados pela Prefeitura de Cuiabá aos produtores.  

“Acredito que a Baixada Cuiabana tem um grande potencial para o desenvolvimento da produção de peixe”, frisou Domingos Fraga. O secretário fez questão de que toda a equipe de diretores da Sedraf participasse da reunião com representantes da Prefeitura de Cuiabá. “Para ouvir os projetos e podemos desenvolver programas em parceria”, frisou.  

Outro assunto abordado na reunião foi o Terminal Atacadista do Verdão. O Terminal deve ser deslocado do local, devido a uma exigência da FIFA, organizadora da Copa do Mundo de Futebol. No local deverá ser instalado um centro de apoio a imprensa internacional, que estará em Cuiabá durante a realização do Mundial de 2014.  

O Terminal abriga 177 permissionários, que já concordaram em deixar o local. A Prefeitura de Cuiabá, a  Agência Estadual de Projetos da Copa de 2014 - Agecopa e o Governo do Estado irão atuar juntos na construção de um novo terminal. A Prefeitura fará a doação do terreno (dois locais já foram aprovados, um da rodovia para Santo Antônio do Leverger e outro na saída para Chapada dos Guimarães); a Agecopa irá elaborar o projeto, e Governo do Estado e Prefeitura devem encontrar as formas de financiamento da obra.  

Dilmário Alencar e José Domingos Fraga definiram que será marcada uma nova reunião, desta vez com o diretor de Infraestrutura da Agecopa, Carlos Brito, para iniciar o processo para a construção do novo terminal atacadista.