Quinta, 02 de junho de 2011, 17h34
A- |  A+

Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico

Deficientes do assentamento Nova Conquista terão apoio da Prefeitura para produzir alimentos


Assessoria/SMTDE

Clique para ampliar

O secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico – SMTDE, Dilemário Alencar, acompanhado do secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano – Smasdh, Mário Lúcio, do Secretário adjunto de Estado de Agricultura Familiar, Clóvis Cardoso, e do Gerente Municipal de Agropecuária, Reginaldo Lemos, reuniu-se nesta quinta-feira (02-06), com pequenos produtores rurais do assentamento de Nova Conquista. No assentamento existem 25 famílias, e é o primeiro do Brasil habitado por pessoas com deficiência.

“O secretário Mário Lúcio me convidou para apresentar a proposta do Agropolo Cuiabá – Programa de Apoio a Agricultura Familiar aos trabalhadores do assentamento Nova Conquista. Este programa consiste em criar pólos de produção para incentivar pequenos produtores a produzirem alimentos para comercializá-los no programa da merenda escolar da Secretaria Municipal de Educação e no programa de aquisição de alimentos do governo federal. A idéia é propiciar melhoria na renda de pequenos agricultores”, explicou Dilemário. Ele informou também que a determinação do prefeito Chico Galindo é que o Agropolo Cuiabá contribua para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar do nosso município.

“Dentro desta expectativa, vamos propor uma parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar para realizar estudo técnico para avaliar a vocação agrícola da região em que fica localizado o assentamento. Com base neste estudo, será possível aos trabalhadores produzirem alimentos de forma correta. Tenho certeza que com a união de todos, o assentamento Nova Conquista se tornará exemplo de pólo de produção que gera renda para o homem do campo”, afirmou.

O presidente da Associação dos Pequenos Produtores com Deficiência, Cleyton Miranda, disse que a reunião foi importante, pois o assentamento já existe há mais de cinco anos, e que o estabelecimento de parcerias que tragam modelos de produção para  a região é uma antiga reivindicação dos assentados.

“É muito importante que as autoridades conheçam o nosso acampamento. Temos amor por esta região, e apesar das nossas deficiências físicas, temos todas as condições de produzir alimentos de qualidade, pois sabemos que esta pode ser uma fonte de renda para sustentarmos nossas famílias”, disse o presidente da Associação.

Enviar Matéria Imprimir Voltar

Praça Alencastro, nº 158 - Centro

CEP: 78005-906

Telefone:(65) 3645-6263/6039 (Recepção)

© 2017 - Todos os direitos reservados - Prefeitura de Cuiabá