/

16 de Outubro de 2013 18h08

Cuiabá vai sediar seminário nacional de tecnologia

16/10/2013

Renata Neves

Cuiabá irá sediar o XXV Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas (Anprotec), em 2015. A escolha aconteceu na tarde desta quarta-feira (16), em Recife, e a capital mato-grossense foi eleita por 30 votos a 25. A outra candidatura era da cidade de São José dos Campos (SP).

Inicialmente, havia três cidades na disputa. Cada uma teve 10 minutos para defender sua candidatura. No entanto, após fazer sua apresentação, a cidade de Guarulhos desistiu para apoiar São José dos Campos.

O secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Elias Alves de Andrade, que foi o representante da Prefeitura de Cuiabá na coordenação da candidatura da Capital, comemorou o resultado.

“Esse é o maior evento na área de inovação tecnológica e parques tecnológicos do Brasil e irá, de fato, qualificar Cuiabá como sede de grandes eventos”, disse.

O representante da Superitendência de Desenvolvimento da Ciência da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, Rui Perdigão, foi o responsável pela coordenação-geral da candidatura.

Durante a apresentação, foram destacados os potenciais estruturais, tecnológicos, culturais e turísticos da Capital, que está localizada entre três ecossistemas: Amazônia, Pantanal e Cerrado.

“Uma série de investimentos estão em andamento em nossa cidade, projetando-a como a capital do Pantanal e do Agronegócio. Somos ainda a capital de um estado que lidera, em nível nacional, em quantidade e produtividade, a produção de diversas commodities no campo da atividade agropecuária, com evidentes resultados na inovação tecnológica”, destacou o prefeito Mauro Mendes na carta de candidatura da cidade.

Justificativa e motivações – A formação técnico-profissional e a atração de empresas vêm mostrando ser as responsáveis pelo desenvolvimento e crescimento do estado de Mato Grosso. Nesse sentido, o fato de Cuiabá realizar um seminário de dimensão nacional com temática sobre tecnologia e incubação de empresas, será de enorme relevância e contributo para mobilização e conscientização de toda a sociedade para os passos necessários rumo ao futuro.

Demonstrativo disso é a existência em Cuiabá da única agência regional do Instituto Nacional de Tecnologia (INT) em funcionamento fora do Rio de Janeiro.

Histórico – A Arca Multincubadora, uma associação sem fins lucrativos situada no campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), tem trabalhos aprovados e publicados e seus incubados têm reconhecimento em nível nacional e internacional.

Parceiros locais – Governo do Estado de Mato Grosso, Prefeitura de Cuiabá, Secretaria de Estado de Ciência e Teconologia, Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo de 2014 (Secopa), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Federação das Indústrias de Mato Grosso (FIEMT), Convention Bureau e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).