/

07 de Dezembro de 2010 18h00

Cuiabá recebe caminhão Feira do Peixe do Ministério da Pesca

07/12/2010

Da redação/PMC

A idéia é realizar feiras nos bairros para levar peixe mais barato paro o consumidor

A prefeitura municipal de Cuiabá foi habilitada no  programa nacional Peixe no Bairro do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). Através deste programa o município foi beneficiado com um veículo denominado "Caminhão Feira do Peixe", que tem capacidade de transportar e armazenar até 3,5 toneladas para comercializção de pescado fresco e congelado.


O Caminhão Feira do Peixe é composto por duas câmeras frias, espaço para o manuseio do peixe (retirada das espinhas), balança, máquina para emissão de cupom fiscal e um balcão para atendimento ao consumidor. O valor investido no caminhão pelo MPA chega a aproximadamente R$ 300 mil, devendo o veículo chegar à Capital cuiabana até final de janeiro do próximo ano.

Além da Prefeitura de Cuiabá, mais 49 prefeituras assinaram termo de uso dos caminhões frigoríficos, em cerimônia ocorrida hoje (07), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. O evento contou com a presença do Ministro da Pesca, Altemir Gregolin, prefeitos e do deputado Valtenir Pereira representando a bancada federal de Mato Grosso. O secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Dilemário Alencar, representou o prefeito Chico Galindo na solenidade.

"Essa importante conquista só foi possivel graças ao empenho do prefeito Chico Galindo junto ao Ministério da Pesca. A proposta é usar o caminhão para  promover feiras itinerantes nos bairros Cuiabá levando o pescado direto do pequeno produtor de peixe para o consumidor, eliminando a figura do atravessador com o objetivo de baratear o preço do produto, o que vai beneficiar principalmente a população de baixa renda e aumentar o ganho do produtor", explicou Dilemário.

MAIS RENDA - Diagnósticos revelam que grande parte da deficiência estrutural do setor pesqueiro artesanal está vinculada às deficiências de acesso aos meios de conservação do pescado, principalmente ao gelo. Outra questão é a dificuldade de comercialização direta de produtos da pesca artesanal e aquicultura familiar, pela ação de intermediários na cadeia produtiva, acarretando menores rendimentos para os pescadores artesanais e pequenos aquicultores.

Segundo o secretário Dilemário Alencar, com o Caminhão Feira do Peixe, a população terá com frequência nos bairros na Capital a oferta de um pescado de qualidade e de forma mais econômica, já que o preço será  menor que o do mercado. “Com a venda dos peixes, haverá um aumento da renda dos pescadores e uma significativa melhora na qualidade de vida da população, ao consumir um produto com alto valor protéico”.