/

29 de Novembro de 2013 16h40

Conselho Municipal discute diretrizes do "trabalho decente"

29/11/2013

Renata Neves

O Conselho Municipal do Trabalho irá se reunir na próxima segunda-feira (02), às 14h30, para definir a pauta indicativa dos eixos de construção do trabalho decente, que serão tratados na 1ª Conferência Municipal para a Construção do Trabalho Decente em Cuiabá, marcada para os dias 17 e 18 de dezembro.

Durante a reunião, a prefeitura irá propor que os trabalhos sejam desenvolvidos com foco nos servidores públicos, aprendizes, mulheres e pessoas com deficiência.

“Se conseguirmos a aprovação desses eixos, será um avanço importante, principalmente porque se trata de questões inéditas em conferências já realizadas do gênero no Brasil”, salientou o secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Elias Alves de Andrade.

Participam da reunião representantes de sete secretarias municipais, da Secretaria de Estado de Segurança Pública, Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos, UFMT, Procuradoria do Ministério Público do Trabalho, Tribunal Regional do Trabalho, Prefeitura de Acorizal, Prefeitura de Planalto da Serra e Câmara de Vereadores de Cuiabá.

A 1ª Conferência Municipal para a Construção do Trabalho Decente será antecipada por oficinas, cujos resultados serão incorporados ao evento. A primeira delas acontecerá nos dias 05 e 06 de dezembro, às 9h, no auditório do Senar-MT.

Compromisso – Cuiabá foi a segunda cidade do país a firmar compromisso público pela promoção de emprego e trabalho decente na Copa do Mundo da Fifa de 2014. O documento foi assinado pelo prefeito Mauro Mendes em evento realizado no início do mês, que contou com a presença da diretora da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Laís Abramo.

Na ocasião, também foi assinado memorando de entendimento para a elaboração, promoção e implementação de uma agenda de trabalho decente no Município.