Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico /

09 de Julho de 2013 16h15

Comitiva da Secretaria de Trabalho conclui visitas a comunidades rurais

09/07/2013

Renata Neves - 3645-6054

O secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Elias Alves de Andrade, deu continuidade, nesta terça-feira (09), às visitas às comunidades rurais de Cuiabá. O objetivo da ação, iniciada na semana passada, é fazer um diagnóstico da zona rural da Capital e dar início à execução de ações para atender às demandas da população local e fortalecer a agricultura familiar.

As necessidades levantadas durante as visitas que não tiverem relação com os trabalhos desenvolvidos pela Secretaria de Trabalho serão apresentadas aos demais secretários municipais para análise e encaminhamento das ações devidas.

“É muito importante darmos condições de trabalho aos produtores e apoiá-los durante todo o ciclo, que inicia com o plantio e finaliza com a comercialização dos produtos. Precisamos fortalecer a agricultura familiar em Cuiabá e dar apoio e condições de trabalho aos agricultores para que possamos abastecer nosso mercado com o que produzimos aqui”, disse Elias Alves de Andrade.

Formada por mais de 200 famílias, a Comunidade do Bandeira/Chaparral foi a primeira a receber a visita da comitiva. Os moradores do local vivem da produção de peixe, mandioca, milho verde, limão, melancia e abóbora.

Questionados sobre suas principais necessidades, os moradores reivindicaram melhorias nas condições das estradas, dos ônibus escolares que fazem o transporte de alunos e da ponte de madeira construída sobre o Rio Bandeira, que, segundo eles, precisa de manutenção.

Em seguida, a comitiva seguiu para a Comunidade Mineira. Composta por 20 famílias, a comunidade cultiva quiabo, abobrinha, mandioca, melancia, milho e banana.

Em reunião com o secretário e técnicos, os agricultores apresentaram uma série de reivindicações, entre as quais melhoria das estradas e do sistema de irrigação, construção de um poço artesiano, assistência técnica permanente e substituição das pontes de madeira por pontes de concreto.

Em relação ao último pedido, Elias Alves de Andrade ressaltou o projeto do prefeito Mauro Mendes, de substituir todas as pontes de madeira existentes na Capital e lembrou que o mesmo já começou a ser executado.

A Comunidade do Aguaçú foi a terceira a receber a visita da comitiva. No local, destacam-se as produções de tomate, mandioca, quiabo, abóbora, milho verde, banana e limão. Os moradores da região aproveitaram a oportunidade para solicitar assistência técnica permanente e melhorias no sistema de irrigação.

No período da tarde, a comitiva reuniu-se com moradores das comunidades Terra Vermelha, Taquaral, Bocaiuval, Tucum, Pai Joaquim, Laginha, Varginha, Três Pedras e Laranjal.

“Sabemos que há muitas ações para serem desenvolvidas na zona rural. Vamos estudar todas as demandas e buscar as melhores alternativas para atendê-las”, comprometeu-se o secretário.

Também participaram das visitas o diretor de Agricultura e Abastecimento da Secretaria de Trabalho, Jilson Francisco da Silva, a gerente de Aquicultura, Kamila Borges e representante da Associação de Agricultores Familiares de Cuiabá (Agrifac) e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.