Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico /

02 de Abril de 2012 15h54

Comercialização do Peixe Santo começa nesta terça-feira

02/04/2012

Cristina Borges-SMTDE-3645-7223-84535048

“Peixe é gostoso e faz bem para a saúde”. Com esse tema, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, realiza nesta terça-feira (03), das 08 às 18 horas, na Avenida do CPA (Praça Ulisses Guimarães), o primeiro dia de comercialização da 21ª Edição do Projeto Peixe Santo. Já nos dias 04, 05, e 06 a venda do pescado será em diversos pontos de comercialização espalhados pela cidade.

“O principal objetivo da gestão do prefeito Chico Galindo, com a realização do projeto Peixe Santo, é de proporcionar condições para que a maioria da população cuiabana possa adquirir peixes frescos a preço acessível durante o período da Semana Santa. Outro aspecto importante é o lado social do projeto que gera renda a centenas de famílias de produtores e vendedores de peixes”, explicou o secretário municipal de Trabalho Dilemário Alencar.

O secretário observou também que a realização do Peixe Santo regula o preço do pescado na Semana Santa, pois as grandes redes de supermercados abaixam seus preços. “Esse é um dado importante, pois quando o preço do pescado cai, toda a sociedade é beneficiada”.

Preço do Peixe Santo – os vendedores inscritos no projeto Peixe Santo poderão vender ao preço de R$ 6,80 o quilo do Pacu, Tambacu e Tambatinga. Já o pintado a R$10,00. Os peixes são criados em viveiros e o valor do quilo se refere ao peixe fresco com vísceras.

Os vendedores assinaram termo de responsabilidade com a prefeitura, se comprometendo a abastecer o seu ponto de comercialização com o pescado e a observar as normas da Vigilância Sanitária e do Imetro.

“O consumidor também poderá comprar peixe sem vísceras e sem espinhos nas barracas do Peixe Santo. Neste caso, o valor é de livre negociação entre o vendedor e o consumidor, mas com certeza o preço será mais em conta em relação ao praticado no mercado. A novidade do projeto neste ano será a comercialização do pintado da Amazônia”, disse Dilemário.

Pontos de Comercialização - neste ano a comercialização do Peixe Santo será realizada em 35 pontos espalhados pela cidade. Eles serão situados em locais de grande circulação de pessoas, ou seja, próximo a pontos de ônibus, rotatórias, praças e em ruas que dão acessos a grandes bairros que interligam outros bairros. A expectativa da Secretaria de Trabalho é superar a comercialização de pescado ocorrida em 2011, que ficou em 465 toneladas de peixe.

“Os pontos foram distribuídos de forma estratégica para que a população que mora distante do centro da Capital tenha comodidade de encontrar o pescado em pontos próximo ao seu bairro. A idéia é que a maioria dos consumidores possa comprar o peixe economizando o gasto com o transporte”, observou Dilemário.

Barraca do Consumidor - Neste ano a Prefeitura vai instalar no ponto central de comercialização do evento (Avenida do CPA – Praça Ulisses Guimarães), a Barraca do Consumidor. Neste espaço será distribuída uma cartilha com dicas de como o consumidor deve escolher e conservar o peixe. O consumidor poderá também obter orientações sobre o projeto, bem como fazer denúncias, sugestões e críticas. Também será disponibilizado o Disk Peixe Santo que terá o número: 8451-5503.

Apoio – A 21ª Edição do Projeto Peixe Santo conta com apoio da Associação dos Piscicultores de Mato Grosso (Aquamat), Sebrae/MT, Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (IPEM/MT), Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal de Infraestrutura, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Policia Militar e Balanças Toledo do Brasil. 

CONFIRA OS PONTOS DE COMERCIALIZAÇÃO DO PEIXE SANTO

REGIÃO CENTRAL

Praça Memorial Ulisses Guimarães

Praça Alencastro

Praça 8 de Abril

Bandeirantes – Rua Baltazar Navarros – Sede da ASPE

REGIÃO NORTE

Morada do Ouro -  Praça/Avenida Principal do Bairro

Centro América -  Avenida Brasil – Próximo ao Mini Estádio do Botafogo

CPA II - Praça Cultural do Bairro

CPA III - Avenida Principal do Bairro – Próximo Espaço da Feira Livre

CPA IV – Avenida Tuiuiú - Praça da Caixa D’água do Bairro

1º de Março/Aroeira - Avenida Principal  próximo ao Posto de Combustível

REGIÃO SUL

Coxipó - Avenida Palmiro Paes de Barros - Em Frente a Regional Sul da Prefeitura

Parque Cuiabá – Praça Nossa Senhora Aparecida

Residencial Coxipó - Avenida Principal - Próximo ao Mini Estádio

Tijucal - Avenida Espigão – Praça do Popeye

Osmar Cabral - Avenida Principal do Bairro - Próximo do Posto Policial

Jardim Industriário - Avenida Principal – Espaço da Feira Livre

Pedra 90 – Praça do  Caic

Pedra 90 – Próximo a Policlínica/Centro Multiuso

REGIÃO LESTE

Jardim Paulista – Avenida Carmindo de Campos – Praça do Bairro

Dom Aquino – Rua General Mello – Próximo a mercearia Nossa Senhora Aparecida

Barro Duro – Av. Dante de Oliveira próximo a Estação de Rede Cemat

Planalto – Av. Dante de Oliveira – Trevo de entrada do Bairro        

Carumbé/Bela Vista - Avenida Jurumirim – Espaço da Feira Livre 

Jardim Imperial – Rotatória da Avenida das Torres

Estrada do Moinho - AV. Arquimedes P. Lima/Trevo Brahma

REGIÃO OESTE

Cidade Alta – Avenida Jornalista Alves de Oliveira – Próximo Posto de Saúde

Cidade Verde  - Trevo de Acesso ao Bairro

Jardim Cuiabá - Avenida Miguel Sutil -Trevo do Circulo Militar

Bairro do Porto – Avenida Beira Rio -  Tarumeiro

Bairro do Porto - Av. 8 de Abril – Em frente ao Mercado do Porto

Bairro Alvorada – Rua do Hospital Júlio Muller – Praça Principal do Bairro 

Ribeirão do Lipa - Avenida Principal do Bairro – Próximo a Creche Benedito da Cura.