Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico /

06 de Dezembro de 2010 16h56

Caminhão do Peixe pode levar o produto a mais consumidores

06/12/2010

João Carlos Queiroz-c/assessoria do Ministérioda P

Cuiabá é um dos mais de 150 municípios brasileiros que estará representado amanhã (07-12) em solenidade no Ministério da Pesca e Aquicultura, em Brasília. O grupo receberá, no Planalto, caminhões 'Feira do Peixe', veículo projetado para armazenagem e comercialização de pescado. O titular da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Dilemário Alencar, vai representar a Prefeitura nesta solenidade. Ele enfatizou a importância da assinatura do ato de entrega e termo de permissão de uso do caminhão 'Feira do Peixe'.

A solenidade de entrega dos veículos acontece às 9h30min, no auditório 02 do Museu Nacional da República, Setor Cultural Sul, lote 02, ao lado da Catedral.  A seleção foi feita mediante edital de chamada pública do Ministério da Pesca e Aquicultura e representa investimentos da ordem de R$ 237.000 reais em cada caminhão, quase R$ 12 milhões, no total. Foram beneficiados, nesta primeira etapa do 'Programa Peixe nos Bairros', 21 estados e mais de 150 municípios.

Além de Cuiabá, os municípios de Acorizal, Rosário Oeste, Poconé, Nossa Senhora do Livramento, Nobre, Jangada, Nova Brasilândia e Várzea Grande, reunidos no Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Cuiabá, também serão contemplados com um caminhão.

Trata-se de um instrumento veicular importante às propostas de expansão dessa atividade e melhoria na comercialização, como apontam os profissionais do setor. Os piscicultores citam dificuldades com que se defrontam para que o produto chegue às feiras com a rapidez e qualidade desejadas. O caminhão é um dispositivo auxiliar  considerado de grande importância na concretização das metas traçadas entre o processo produtivo e a comercialização.

Esta era uma das preocupações da Prefeitura de Cuiabá, afirmou Oderly de Abreu Xaxim, assessor da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico. "Ajudar o produtor (piscicultor) é estender uma ponte de melhoria de vida à família inteira. É garantir à prole um fluxo regular de renda mensal", pontuou.

Os caminhões que o governo federal distribui amanhã aos municípios - especialmente preparados para funcionarem como feiras do peixe - são capazes de comportar o produto a ser distribuído à população mediante preços acessíveis e com a qualidade desejada e aprovada pelo Ministério da Pesca e Aquicultura.

Conforme a assessoria do Ministério da Pesca, o caminhão vai facilitar à população o acesso a um pescado de qualidade, com frequência e de forma prática “na porta de casa”. Outro argumento positivo, segundo o órgão federal, diz respeito ao preço, que pode sofrer redução à medida que a oferta cresce no mercado.

A proposta do governo é facilitar as operações dos pescadores, garantindo-lhes retorno dos recursos empregados no setor. Isso implica em melhor qualidade de vida da população, além de garantir o consumo de um produto reconhecidamente rico em proteínas.