/

28 de Maio de 2013 16h57

Bancos aprovam mais da metade dos pedidos de financiamento do Mutirão do Crédito

28/05/2013

Renata Neves - 3645-6054

Mais de 50% dos pedidos de financiamento apresentados durante o Mutirão do Crédito, promovido pela Prefeitura de Cuiabá, já foram aprovados. A ação, que faz parte do Programa Cidadão 100%, foi realizada no último dia 17, no Centro Comercial Popular.

Durante o mutirão, as instituições financeiras parceiras do programa (Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Caixa Econômica Federal e Sicredi) realizaram 226 atendimentos e elaboraram 103 propostas de financiamento. Destas, 53 já foram aprovadas e os beneficiários poderão ter acesso a até R$ 15 mil, a juros de 0,64% ao mês, por meio do Microcrédito Produtivo Orientado (MPO).

Na avaliação do secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá, Elias Alves de Andrade, o resultado da ação foi positivo.

“Isso demonstra que, através do Cidadão 100%, a prefeitura está, de fato, retirando os cidadãos da informalidade e transformando-os em microempreendedores individuais”, afirmou.

Próximas edições

Após a repercussão do Mutirão do Crédito realizado no bairro Porto, lideranças comunitárias dos bairros Tijucal, Poção e Dom Aquino já entraram em contato com a Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico para solicitar a realização da ação em suas regiões.

Segundo Elias Alves de Andrade, a secretaria irá agendar os mutirões nos respectivos bairros e em todos os demais que solicitarem por meio do telefone 3645-7250.

“A ação será constante e a próxima será realizada em junho. Em julho, atenderemos os moradores da zona rural”, informou o secretário.

Outras ações

Na primeira quinzena de junho, os comerciantes do Centro Comercial Popular receberão treinamento e orientação para se tornar microempreendedores individuais. Os cursos serão ministrados pelo SENAI e SEBRAE e contará ainda com a participação de representantes do INSS, que estarão no local para regularizar a situação das pessoas.

Cidadão 100%

O programa Cidadão 100% tem como objetivo promover a melhoria da qualidade de vida da população e fomentar a geração de emprego e renda.

Por meio do Cidadão 100%, as pessoas interessadas receberão orientação e apoio para se tornar microempreendedores e terão acesso a linhas de crédito para investir em seus negócios. Além disso, poderão obter financiamento para construção e reforma de casas.

O Cidadão 100% garantirá o suporte financeiro necessário a microempreendedores individuais, com o objetivo de expandir e facilitar o acesso ao crédito para seus planos de negócio através de linhas de crédito oferecidas por instituições financeiras parceiras.

Para que consigam dar os primeiros passos e se manter no mercado de trabalho, os novos empreendedores serão acompanhados e poderão participar de treinamentos e contar com a consultoria dos técnicos do SEBRAE.